MEDIÇÃO DE TERRA

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domingo, 2 de setembro de 2012

Peixaria vira 'empório do pescado' após consultoria no interior de SP


Virada na empresa aconteceu com a mudança no visual e competitividade.
São vendidos peixes de água salgada, doce e frutos do mar.

Do PEGN TV

Em São José dos Campos, interior de São Paulo, uma simples peixaria se organizou e virou um empório de pescado depois de uma consultoria personalizada.

A virada na empresa aconteceu com a mudança no visual, o desenvolvimento do empreendedorismo e a competitividade do negócio.

A peixaria não tem cheiro de peixe. É um lugar limpo, organizado e sofisticado. A loja fica em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.
São vendidos peixes de água salgada, doce e frutos do mar. São mais de 80 itens, além de produtos como temperos, bebidas e utensílios domésticos. A empresária Thais Okamoto abriu o empório de pescados em dezembro do ano passado. Passou por uma reformulação completa depois que Thais buscou a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nós mexemos na decoração, mexemos no layout, vimos que havia um balcão na frente que atrapalhava o acesso das pessoas aos produtos. Então nós mudamos”, disse a empresária.

Ela participou do projeto de atendimento individual do Sebrae. Nele, o empreendedor recebe orientação e capacitação que deixam mais fácil gerenciar o próprio negócio.

“Ela queria ter um negócio voltado para o consumidor nessa linha mais gourmet, com produtos diferenciados. Ela apresentou o projeto, foi nas consultorias do Sebrae e a gente conseguiu ajustar os conceitos, algumas ideias”, afirmou Lidia Mota, consultora de marketing do Sebrae da região.
A empresária tem mais dois sócios. Para montar a nova loja, os empresários investiram R$ 400 mil. Dinheiro gasto em móveis, freezers, iluminação e na decoração.

Com o projeto, os sócios perceberam que a comunicação visual da loja é fundamental para atrair a clientela. Colocaram fotos coloridas de paisagens e pratos saborosos nas paredes. Além disso, o ambiente, claro e espaçoso, foi setorizado e identificado para facilitar na hora da compra. Detalhes que os clientes notam e aprovam.

“É muito bonitinho, muito ajeitado, o que nos atrai a comprar. E a qualidade é o que tem mais me atraído aqui”, afirma o consumidor Saulo Frossard.
A qualidade é uma grande preocupação dos empresários. Nos freezers, os peixes ficam embalados um a um para evitar contaminação.

“O gosto de comprar o peixe é você poder tocá-lo. Então todo o peixe nosso, como você pode ver aqui, nossos peixes são todos embalados individualmente. Eles tem a embalagem plástica, o cliente vem, pode olhar, pode tocar no peixe e eles estão protegidos exatamente para isso”, diz o empresário Celso Ronconi.
Thais também criou um espaço gourmet nos fundos da loja. Montou uma cozinha, onde a empresária dá cursos de culinária. Ela ensina como preparar pratos à base de peixes e frutos do mar. Uma iniciativa que deu certo.

“Muitas pessoas gostariam de cozinhar esses produtos, mas não sabem como. E por isso nós fizemos a cozinha show, que é um espaço para cursos em que nós ensinamos as pessoas a trabalhar com esses produtos, então nós influenciamos a demanda, criamos a nossa própria demanda”, explica Thais.

A ideia atraiu clientes e aumentou o faturamento em cerca de 20%. Neusa Tengan é uma das aplicadas alunas dos cursos oferecidos na peixaria. Ela aproveita a oportunidade para aprender novas receitas e surpreender em casa.

“Eu não sei cozinhar muito bem, então eu vim fazer uns cursos (...). Ela tem todos os produtos, todos os ingredientes para tudo e é pratico”, afirma Neusa.

A loja recebe mais de 40 clientes por dia. O faturamento médio é de R$ 30 mil por mês. A empresária Thais tem planos para o futuro. “Nós gostaríamos de crescer 20% ao ano e nos tornarmos referencia no Vale do Paraíba, como especialista em pescados”, relata.

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