MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Em PE, mostra de Christina Machado traz obras de pacientes psiquiátricos


Pacientes do Hospital da Tamarineira e de CAPs contribuíram para mostra.
Exposição fica em cartaz na Galeria Janete Costa até 14 de outubro.

Do G1 PE

Obras foram produzidas por pacientes do HUP e usuários do CAPs. (Foto: José Alves/Prefeitura do Recife)Obras foram produzidas por pacientes do HUP e usuários
do CAPs. (Foto: José Alves/Prefeitura do Recife)
As obras produzidas por pacientes psiquiátricos do Hospital Ulisses Pernambucano (HUP), no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, e dos usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) se unem a peças da artista Christina Machado para dar origem a exposição "Minha Cabeça Nossa Natureza". A mostra está em cartaz até o dia 14 de outubro na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul da capital.
A maioria dos trabalhos foram feitos no ateliê residência da artista, fixado desde 2009 no HUP. Objetos de barro, instalação, pinturas, vídeos e fotografias retratam os sentimentos das pessoas, sem se ater a um tema específico. Mais do que a beleza estética, as obras moldadas em barro trazem histórias, que se misturam e formam um mosaico de emoções.
Com figuras abstratas e também figurativas, as obras remetem a temas como família, fé, comida, armas e sexo, entre outros. A própria artista escreveu algumas frases no barro a partir de relatos dos criadores das peças. "Eu penso apenas na sintonia de cada um com a plástica. Meu trato com eles é muito cauteloso. Não posso dizer mais do que eles me dizem", afirma Christina Machado.
Christina convidou amigos, pacientes e artistas para trabalharem em cima de sua imagem. (Foto: José Alves/Prefeitura do Recife)Cabeças de barro também fazem parte da exposição.
(Foto: José Alves/Prefeitura do Recife)
A exposição reúne também diversos trabalhos desenvolvidos pela artista desde 2005, como a instalação ‘Cama sem pé nem cabeça’, feita com camas de hospitais psiquiátricos, ou ainda a série de auto-retratos de Crhistina inspirados nas cabeças de barro da série ‘Minha Cabeça’, em que ela fez 65 cabeças de barro e entregou a amigos, pacientes e artistas, também em cartaz na Galeria.
Às quintas-feiras, de 15h às 17h, o público pode visitar a exposição acompanhado pela própria artista. A entrada é gratuita.

Serviço:

Mostra "Minha Cabeça Nossa Natureza", de Christina Machado, até 14 de outubro.
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/ nº - Boa Viagem.
De quarta a sexta, das 12h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 20h (aberto ao público em geral); de quarta a sexta, das 10h às 12h (exclusivo para escolas agendadas).
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355.9832.

Nenhum comentário:

Postar um comentário