MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de setembro de 2012

Após perder as mamas, analista cria blog para ajudar pessoas com câncer


Ludmilla Almeida perdeu os dois seios em um período de quatro anos.
Página foi criada para amenizar o sofrimento de quem tem a doença, explica.

Humberta Carvalho Do G1 GO

Ludmila Almeida teve câncer e retirou as duas mamas em um período de quatro anos, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)Ludmilla Almeida teve câncer e retirou as 2 mamas em um período de quatro anos (Foto: Arquivo pessoal)
Aparentemente curada após ter câncer e retirar as duas mamas, a analista internacional Ludmilla Almeida, de 35 anos, resolveu criar um blog para ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo problema que ela. A página na internet foi criada em fevereiro deste ano, em Goiânia, e já teve mais de 5,7 mil visualizações.
“Por mais difícil que pareça, estou muito feliz porque fui muito iluminada por Deus. Tomei a decisão de ficar bem, de levantar todo dia e ficar bem. Por isso, resolvi grande parte dos meus problemas e quis passar as experiências que tive para outras pessoas, para que elas passem por esse momento da melhor maneira possível”, diz Ludmilla.
A primeira incidência de câncer de mama na analista aconteceu em 2008. Ela passou por uma cirurgia para retirar a mama esquerda. Posteriormente, foi submetida a sessões de quimioterapia, radioterapia, tomou vacina e recebeu hormônios por um ano.
O diagnóstico dos médicos era de que doença tinha ido embora. Mas, dois anos depois, em 2010, o câncer reapareceu na mama direita. Ludmilla então foi submetida novamente a todo tratamento e perdeu a segunda e última mama.
Cicatrizar
Cicatrizar foi o nome dado ao blog que leva mensagens de apoio às pessoas que sofrem de câncer. “Chegamos à conclusão de que precisamos cicatrizar feridas emocionais para o câncer não voltar. Cicatrizar significa melhoria”, justifica Ludmilla.
A página na internet é administrada por ela e pela amiga Larissa Egéia, que também já teve de retirar a mama esquerda. Entre os temas abordados estão experiências de pessoas que já tiveram a doença, dicas de como passar pela quimioterapia e pela radioterapia. Artigos de médicos também fazem parte da pauta.
Segundo Ludmilla, tratar a doença de maneira mais espontânea pode amenizar o sofrimento: “Falamos do câncer de maneira mais otimista, com mais humor, para mudar essa ideia de que câncer é sentença de morte. O objetivo é passar informações que adquirimos com experiência própria. Porque o médico passa o tratamento, mas não o vivencia”.
Ludmila e a colega Larissa, criadoras do blog Cicatrizar, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo pessoal)Ludmilla e a colega Larissa, criadoras do blog
(Foto: Arquivo pessoal)
Planos
Segundo Ludmilla Almeida, o blog tem sido bem recebido pelo público. “Tem gente que liga de fora do estado para dizer que o site ajudou no tratamento e que acompanha as postagens. As respostas são muito positivas. É muito bacana”, diz Ludmilla.
Nesta sexta-feira (31), Ludmilla e Larissa vão participar do 1º Fórum Goiano de Oncologia, que acontece no Hotel Mercure,
em Goiânia, até sábado (1º). No evento, estarão reunidos os maiores especialistas em tratamento do câncer do Brasil para discutir os avanços da medicina nos procedimentos de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Na programação do evento está prevista a participação da apresentadora Ana Maria Braga, que vai falar sobre sua luta contra o câncer por meio de videoconferência destinada aos pacientes e seus familiares. Para Ludmilla, que pretende organizar reuniões com as pessoas que acompanham o blog, o encontro no Fórum será uma boa oportunidade.
“A ideia é montar um espaço para implementar ações que beneficiam os doentes de câncer para que possamos nos fortalecer. Não significa que não é difícil, mas com informação, enfrentar tudo isso se torna mais confortável”, argumenta.
Para contribuir com conteúdo no blog Cicatrizar, você pode entrar em contato pelo e-mail cicatrizar@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário