MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agricultores preparam frutas para exportação no Vale do São Francisco


Hora da colheita é vital para garantir o sucesso nas vendas.
Frutas são manuseadas com cuidado para atender ao mercado externo.

Do Globo Rural

Os agricultores do Vale do São Francisco preparam as safras de manga e de uva para exportação. A hora da colheita é vital para garantir o sucesso nas vendas.
Os agricultores da área irrigada do Vale do São Francisco, na região entre os estados de Pernambuco e da Bahia fazem a colheita nos pés de mangas para a exportação. Os funcionários da fazenda no município de Casa Nova, na Bahia, trabalham muito para conseguir atender as encomendas. No campo, as frutas são manuseadas com cuidado para atender o exigente mercado internacional.
Os funcionários da fazenda passam por treinamento para que nada prejudique um trabalho de meses. Os frutos que ficam nos galhos mais baixos da árvore são colhidos com as mãos mesmo, com bastante atenção. Aqueles que estão nas partes mais altas só podem ser retirados com a cestinha para evitar que a manga caia no chão, fique amassada e tenha a casca arranhada.
Por safra cada árvore produz o suficiente para carregar 20 caixotes. O produtor Mário Otsuka pretende fechar o ano com a venda de 4,5 mil toneladas da fruta. "Para esta safra nós conseguimos negociar algo em torno de R$ 6 a caixa com quatro quilos. Houve um aumento pouco significativo de aproximadamente 5% para a safra deste ano”, diz.
Para este ano, os produtores preveem exportar basicamente a mesma quantidade de 2011, de quase 100 mil toneladas. Enquanto as mangas já seguem viagem, as uvas de mesa ainda aguardam o ponto exato. Os trabalhadores fazem o acabamento para deixar os cachos uniformes.
Na região, existem 12 mil hectares destinados ao cultivo de uva de mesa. Nesta época do ano, as fruas seguem exclusivamente para o mercado externo. Houve uma pequena redução da área dos pomares, mas os produtores acham que isso não prejudica as exportações do segundo semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário