MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Acidentes de trânsito são os que mais causam internações no ES


Oito em cada 10 pessoas internadas vêm de acidentes no trânsito, diz Sesa.
Custo médio por paciente chega a R$ 3 mil por dia.

Álvaro Zanotti Do G1 ES

Os acidentes de trânsito são causa majoritária de internação em hospitais públicos do Espírito Santo. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a cada 10 pacientes internados, oito são vítimas de acidentes automobilísticos. Entre os casos, os problemas que envolvem condutores de motocicletas são maioria. Além disso, o custo médio do tratamento por pessoa chega a cerca de R$ 3 mil por dia.
Doze anos após sofrer um acidente, Valdirene dos Santos recuperou os movimentos dos braços, mas segue em uma luta intensa contra as demais sequelas. "Meu namorado estava pilotando e já tinha passado a noite toda na festa e bebido bastante. Depois, acabamos voltando para casa e, no meio do caminho, ele perdeu a direção da moto e a gente bateu. Bati minhas costas no chão, tive uma fratura na coluna e uma lesão medular", contou Valdirene.
Em acompanhamento aos números alarmantes registrados pela Sesa, a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) triplicou nos últimos cinco anos e reflete na superlotação nos hospitais.
"O impacto é muito grande. A maior parte dos pacientes que nós encontramos nas emergências são acidentados de trânsito, principalmente acidentes de moto, que têm crescido muito. Essas pessoas permanecem internadas por muito tempo. Alguns ficam mais que 30 dias, o que causa um transtorno muito grande", disse o subsecretário estadual de Saúde, Geraldo Queiroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário