MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Trabalhadores de usina em SP fazem greve para pedir reajuste salarial


315 funcionários estão parados desde o dia 21 de junho.
Eles reivindicam reajustes de 48% sobre os salários e auxílio alimentação.

Do Globo Rural
Os trabalhadores da Usina São Francisco, em Sertãozinho, São Paulo, que estão parados há duas semanas, querem reajuste nos salários. Uma audiência de conciliação, marcada para esta terça-feira (3) no Tribunal Regional do Trabalho, pode ajudar na retomada das negociações.
Entre os 315 funcionários parados desde o dia 21 de junho estão motoristas, tratoristas e operadores de máquinas agrícolas, que pedem reajustes de 48% sobre os salários e auxílio alimentação.
“Hoje, o piso salarial aqui é de R$ 884,40. Geralmente, o piso mais baixo que temos em outra usina é de R$ 1046,00. A proporção desta usina para outras está baixa”, diz José Carlos Rullo, presidente do Sindicato dos Motoristas e Tratoristas.
Na semana passada, a direção da usina apresentou uma proposta para encerrar a greve, mas os trabalhadores não aceitaram. “Eles estão tirando da nossa comissão e incorporando no nosso salário. É uma coisa que nós já temos como direito adquirido”, justifica Rullo.
A decisão está no Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas. Nesta terça-feira (3), representantes dos grevistas e da empresa participarão de audiência para tentar uma reconciliação.
A Usina São Francisco, uma das mais tradicionais da região, mói cerca de um milhão de toneladas de cana de açúcar por safra. Os funcionários da indústria não estão em greve, mas a produção está parada por falta de matéria-prima.
Os diretores da Usina São Francisco preferiram não dar entrevista. A empresa informou que já fez uma proposta de reajuste e espera a decisão da Justiça para se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário