MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sala de braile na Biblioteca Municipal de Porto Velho é pouco visitada


Acervo ultrapassa 1,4 mil livros em braile.
Cadastro não chega a 10 leitores, segundo coordenadora.

Flaviane Azambuja Do G1 RO

São mais de 1,4 mil livros em Braile à disposição da população rondoniense. (Foto: Flaviane Azambuja/G1)São mais de 1,4 mil livros em Braile à disposição da
população rondoniense. (Foto: Flaviane Azambuja/G1)
Mais de 1,4 mil livros em braile estão à espera de leitores na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, localizada na praça João Nicoleti, Centro de Porto Velho.  Mas, de acordo com a coordenadora Genoveva Gonçalves Brasileiro, é pouco procurado. O espaço reaberto em setembro do ano passado recebe menos de 10 leitores assíduos. "Nosso cadastro é muito pequeno porque muitos deficientes visuais não dominam o braile", diz Genoveva.
A coordenadora afirma que a maior dificuldade é o interesse. Muitos adultos não conseguem aprender e os jovens preferem usar outras ferramentas, como o computador.
Segundo o presidente da Associação de Deficiente Visual de Rondônia, Carlos Rodrigo Cataca, além da falta de hábito o principal problema é a acessibilidade. Carlos disse ao G1 que Porto Velho não está preparada para o deficiente físico. "A dificuldade começa em chegar até a biblioteca. O transporte não nos ajuda", diz.
Aprender Braile requer força de vontade, diz presidente da Associação do Deficiente Visual de Rondônia. (Foto: Flaviane Azambuja/G1)Aprender braile requer força de vontade, diz presidente da
Associação do Deficiente Visual de Rondônia.
(Foto: Flaviane Azambuja/G1)
São 250 associados em Porto Velho, entre idosos e deficientes físicos. Apenas 60 são deficientes visuais. Deste número, de acordo com Carlos, cerca de 10% aprenderam a ler no Sistema Braille.
Carlos afirma que é necessário criar projetos para inserir o deficiente físico na sociedade. Na associação, periodicamente são realizados cursos de Sistema Braille, informática, matemática, além do curso de orientação e mobilidade.
De acordo com a coordenadora da sala braile, em Porto Velho apenas a Biblioteca Municipal Francisco Meireles tem um local especializado neste sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário