MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Relatório do Incra classifica Rio dos Macacos como área quilombola


Área na Bahia é alvo de disputa de posse pela Marinha do Brasil.
Estudo técnico indica que quilombolas estão lá antes da chegada da Marinha.

Gabriel Gonçalves, Ingrid Maria Machado e Tatiana Maria Dourado Do G1 BA

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Bahia, Marcus Nery, afirma que o relatório técnico finalizado na sexta-feira (20) indica que o território do Rio dos Macacos, situado na cidade de Simões Filho, vizinha a Salvador, é quilombo.

"Nosso relatório indica que a comunidade é centenária e demilita esse território. Nosso estudo indica ainda que a comunidade está lá desde antes da chegada da Marinha", explica o superintendente.

"Quem define a comunidade como quilombola é a própria comunidade, que se autodefine. Depois disso, a Fundação Cultural Palmares emite uma certificação e posteriormente o Incra faz estudo dessa ocupação histórica, com um estudo antropológico dessa ocupação", completa o superintendente.

quilombo rio dos macacos; bahia; incra (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)Moradores fazem manifestação e pedem publicação do relatório no Diário Oficial do Estado e da União. (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)
Mesmo com a confirmação do Incra, representantes da comunidade ocupam a sede da instituição desde a manhã desta quinta-feira (26) e fazem protesto solicitanto a publicação imediata do relatório no Diário Oficial do Estado e da União. "O que estamos cobrando é que o relatório seja publicado no Diário Oficial com urgência, porque sem essa publicação, isso não tem legitimidade nenhuma. Nós estamos aqui hoje pedindo a garantia dos nossos direitos, porque não queremos que nossa luta vá por água abaixo", informou um dos representantes do quilombo, José Rosalvo de Souza.

quilombo rio dos macacos; bahia; incra (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)Representantes do quilombo fizeram manifestação
nesta quinta. (Foto: Gabriel Gonçalves/G1)
Sabendo a importância dessa publicação, o superintedente explica: "Nosso relatório está concluÍdo e sabemos da necessidade da publicação. Sendo publicado vamos ter os entendimentos para que possamos dar os próximos passos até chegarmos a titulação daquela área".
A área é foco de disputa de território demandada pela Marinha do Brasil desde o ano de 2010. Um mandado de reintegração de posse seria executado em março, foi parado para que o Incra realizasse o relatório e transferido para 1º de agosto. Por isso a necessidade da publicação do relatório antes desta data.

A Marinha do Brasil informou ao G1 que não irá se pronunciar sobre o relatório do Incra.
"Lá tem presença de famílias históricas, braços familiares que existem desde 1911", diz o analista do Incra, Claudio Nery.
Mesmo em greve nacional, parte dos servidores do Incra na Bahia trabalhou na finalização do relatório, cujo prazo venceria no dia 1° de agosto. Os grevistas ressaltam que o trabalho "foi uma exceção dos servidores em greve sensibilizados com a situação da comunidade e cientes da importância da conclusão do trabalho para as famílias quilombolas".

O técnico Cláudio Bonfim acrescenta que, no documento, é orientado a delimitação de uma área de 301 hectares para as 46 famílias remanescentes de escravos residentes. Atualmente, a terra é composta por mais de 800 hectares, segundo conta. "O relatório chega a essa conclusão, tem o território e aquele que é pleiteado, que não tem a mesma dimensão do território tradicional", diz. A equipe que executou o laudo, segundo ele, é interdisciplinar, composta por analista, agrônomo, antropólogos, entre outros.

Defesa

Depois de entrar com recurso contra decisão de juiz federal, que impede construção de casas na comunidade Rio dos Macacos, a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU-BA) acionou a Justiça pedindo a suspensão do processo que prevê a retirada dos remanescente escravos da área. De acordo a Defensoria, o órgão militar quer "expandir" um condomínio utilizado pelos oficiais.
A DPU deu entrada no processo no dia 17 de julho. Segundo a DPU, a atitude foi motivada depois de detectado o falecimento de um dos réus do processo. Em nota, a Defensoria explica que utilizou um dispositivo do Código de Processo Civil, que define a suspensão da ação em caso de "morte ou perda da capacidade processual de uma das partes".

Dona Maurícia dos Santos, 111 anos, moradora mais velha (Foto: Cathy Rodrigues/Defensoria Pública)Dona Maurícia dos Santos, 111 anos, moradora mais velha
(Foto: Cathy Rodrigues/Defensoria Pública)
Repressão
As denúncias de repressão aos residentes do quilombo são foco de ação do Ministério Público Federal (MPF-BA). A Procuradoria direcionou recomendação ao Comando do 2º Distrito Naval da Marinha no dia 1° de junho, com o intuito de coibir "constrangimento físico e moral" aos remanescentes de escravos.
No último conflito ocorrido na localidade, a líder da comunidade, Rosimeire dos Santos, conta que marinheiros que acompanharam o oficial de Justiça - que entregou a decisão da Justiça, que proibiu a reconstrução de casas - foram violentos. "Eles vieram entregar o documento sem avisar, de surpresa. Chamaram meu irmão de vagabundo, derrubaram no chão, com a arma estalada para atirar. Meu irmão estava com uma pessoa ao telefone e entregaram o documento do juiz Evando Reimão dos Reis", relata.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou atuação do comando frente a qualquer tipo de constrangimento "moral e físico" contra quilombolas, expedida no dia 1° de junho. A Marinha deve se posicionar a respeito das providências que serão tomadas para investigar os casos e aplicar medidas disciplinares aos envolvidos. A Defensoria Pública do Estado afirma que 46 famílias residem atualmente no local, ocupado há pelo menos 150 anos.
Antiga fazenda
Vilma Reis, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN-BA), explica que a área em que hoje vivem as famílias de quilombolas era fazenda há 238 anos. Segundo ela, em 1972 foram retiradas do local 57 famílias, época em que a Vila Naval foi construída. "Até hoje essas famílias expulsas estão encostadas no muro, porque nunca perderam o vínculo com a comunidade", disse.
Quilombo Rio dos Macacos (Foto: Cathy Rodrigues/Defensoria Pública)Uma das casas, com parede de barro, no quilombo
(Foto: Cathy Rodrigues/Defensoria Pública)
Vilma Reis retrata que a fazenda pertencia à família Martins, por décadas dona de grande parte do território do recôncavo baiano, mas que abdicou da propriedade de São Tomé de Paripe com a decadência do açúcar. "Foram se envolver em outras atividades, mas os quilombolas permaneceram no local. Se for lá, ainda vê os restos de fazenda, das correntes e de todo o material que servia para a tortura [dos escravos]. O laudo da Marinha mostra totalmente o contrário", descreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário