MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Principal designer da Ferrari, Pininfarina morre aos 85 anos


Sérgio Pininfarina também projetou modelos para Fiat, Cadillac e Volvo.
Empresário faleceu em Turim e as causas da morte não foram divulgadas.

Do G1, com informações da AP
Conhecido por seu grande talento em desenhar automóveis, Sérgio Pininfarina morreu nesta terça-feira (3), em Turim, na Itália. Ele estava em sua casa e os motivos da morte não foram divulgados. Aos 85 anos, Pininfarina comandou por vários anos a companhia de design de sua família e ficou conhecido por desenvolver projetos para Ferrari e outras marcas.
Sérgio Pininfarina ao lado de uma Ferrari, em 4 de abril de 1959 (Foto: AP Photo/Silvio Durante, Lapresse)Sérgio Pininfarina ao lado de uma Ferrari, em 4 de abril de 1959 (Foto: AP Photo/Silvio Durante, Lapresse)
O grupo Pininfarina foi fundado em 1930 e também criou carros para Fiat, Alfa Romeo, Cadillac, entre outros. Mas os prinipais carros foram para a Ferrari, marca com a qual desenvolveu a maioria dos modelos desde 1950. Entre os destaques, estão a California Spider e a Daytona Spider.
Pininfarina no senado italiano, em 2006 (Foto: AP Photo/Plinio Lepri)Pininfarina no senado italiano, em 2006 (Foto: AP Photo/Plinio Lepri)
Vida
Sérgio Pininfarina nasceu em 8 de setembro de 1926, em Turim. Em 1950, ele se formou engenheiro mecânico na politécnica de Torino e começou a carreira na firma da família, então chamada de "Carrozzeria Pinin Farina".

Com a morte de seu pai em 1966, assumiu de vez o comando da empresa. Em 2006, tournou-se presidente honorário do grupo. Devido a méritos em atividades sociais, Pininfarina foi nomeado senador vitalício na Itália. Além de desenvolver carros, ele foi visonário em várias áreas, como por exemplo, na criação do primeiro túnel de vento na Itália, em 1972, também um dos primeiros do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário