MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mudança de manejo contribui para o aumento da produção de açaí no AP


São comercializadas diariamente cerca 250 toneladas do produto.
Três mil e trezentas trabalham no beneficiamento do açaí no Amapá.

Do Globo Rural

A colheita do açaí está no auge no Amapá. A fruta é importante para a alimentação dos moradores da região e serve como fonte de renda para quem vive do extrativismo.
A safra de açaí no estado começa em fevereiro e termina em agosto. O cultivo da espécie em propriedades rurais ainda não é comum. Os frutos, coletados em áreas de várzea por extrativistas, chegam de barco a vários pequenos portos, o que dificulta a pesquisa estatística sobre o real potencial de produtividade. Por enquanto, os indicadores são baseados em estimativas.
De acordo com o sindicato que representa os produtores rurais e beneficiadores de açaí, são comercializadas diariamente cerca 250 toneladas do produto. A maior parte abastece o mercado local. Em 2012 houve aumento da safra em comparação a outros anos. A explicação está em um plano de manejo sustentável em áreas alagadas, que é desenvolvido pelo Instituto de Florestas do Estado.
O açaí do Amapá também abastece pelo menos três indústrias locais que exportam para os Estados Unidos e Japão. O fruto amapaense vai ainda para o vizinho estado do Pará, que enfrenta a entressafra de janeiro a agosto. Em setembro acontece o inverso. A produção do Amapá acaba e depende do açaí paraense. O clima e as características de solo dos dois estados são muito semelhantes e decifrar esse mistério deve garantir a produção do açaí o ano inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário