MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Movimento realiza ato público pelo repasse de 12% para a Saúde no RS

Protesto reuniu manifestantes e cavalariços nesta segunda-feira (2).

Representantes do Saúde Rio Grande foram recebidos por Tarso Genro.

Do G1 RS

Cerca de 70 cavalariços se concentraram no Parque da Harmonia (Foto: Divulgação/Fed. Sts. Casas)Cerca de 70 cavalariços saíram do Parque da Harmonia rumo ao Piratini (Foto: Divulgação/Fed. Sts. Casas)
Integrantes do Movimento Saúde Rio Grande realizaram um ato público na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (2). O protesto pediu o cumprimento da lei que determina a aplicação de 12% do orçamento estadual ações específicas de saúde. Os manifestantes recolheram mais de 300 mil assinaturas em todo estado e as entregaram ao governador Tarso Genro.
De acordo com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, participaram do ato 700 pessoas e 70 cavalariços de piquetes de algumas das 13 entidades que integram o movimento. Os tradicionalistas e participantes do protesto se deslocaram até a frente do Palácio Piratini, onde representantes do Saúde Rio Grande foram recebidos pelo governador Tarso Genro.
A federação diz que o governador Tarso Genro se comprometeu a entregar ainda nesta semana um documento com propostas alternativas para a medida. No final do mês de junho, Tarso afirmou em coletiva que não seria possível cumprir no orçamento de 2013 o investimento mínimo de 12% para a área da saúde, conforme prevê a Constituição Federal.
Hospital de Clínicas (Foto: Caco Barzi/RBS TV)Emergência do Hospital de Clínicas está
superlotada, diz hospital (Foto: Caco Barzi/RBS TV)
Emergências superlotadas
Desde a semana passada, as emergências dos principais hospitais da capital gaúcha enfrentam problemas de superlotação. No Hospital de Clínicas, 163 adultos estavam sendo atendidos nesta segunda-feira, em um espaço para abrigar 49. Na pediatria, eram 23 bebês para nove leitos didponíveis. A recomendação da direção do Clínicas é que apenas os casos mais graves procurem a direção do hospital.
A situação é semelhante no Hospital Conceição. Insatisfeitos com a demora no atendimento, um grupo de pacientes provocou tumulto na madrugada de domingo (1). Segundo a direção do hospital, a emergência tem 115 adultos para 61 leitos disponíveis. Muitos deles, diz o hospital, são de casos menos graves, que poderiam ser atendidos em postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário