MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 7 de julho de 2012

Mais de 2 mil se reúnem em MT para receber símbolos da jornada mundial


Grupos percorreram 5 km de caminhada com os símbolos.
Programação gratuita de três dias contará com missas, passeatas e shows.

Do G1 MT

Grupos de Várzea Grande percorreram cinco quilômetros de caminhada com os símbolos (Foto: Denise Soares/G1 MT)Grupos de Várzea Grande percorreram cinco quilômetros de caminhada com os símbolos (Foto: Denise Soares/G1 MT)
Mais de duas mil pessoas participaram da abertura do Bote Fé, evento católico que começou na madrugada deste sábado (7), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O evento recebe a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que já percorrem várias cidades brasileiras.
Jovens, crianças e adultos das comunidades e paróquias da cidade começaram a se reunir por volta das 4h na Avenida Governador Júlio José Campos, no bairro Jardim dos Estados. Eles esperavam os dois símbolos que vieram da cidade de Primavera do Leste.
Além de acordar cedo, eles tiveram que enfrentar o tempo nublado e a frente fria que chegou ao estado, registrando queda nos termômetros que atingiram a temperatura de 16ºC, em Cuiabá, clima considerado fora do comum em Várzea Grande e na capital. “A fé me fez vir. Todos dizem que essa cruz é milagrosa, por onde ela passa a vida das pessoas muda”, disse ao G1 a universitária Angélica Barros, de 20 anos.
A jovem mora em Várzea Grande e foi ao evento junto com os amigos Geisiane Alves e Tiago Alves. Para dar oportunidade para que todos pudessem carregar os símbolos, grupos foram divididos por bandeiras de países. O ato foi para simbolizar as nações que já foram sede da JMJ, como Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Alemanha e Austrália.
Na opinião de Adejair Oliveira da Cruz, jovem seminarista de 26 anos, o evento é uma demonstração da fé cristã católica. “Para nós é uma grande emoção. Essa cruz, incentivada pelo beato João Paulo II, é o maior símbolo que representa o que é ser cristão”, pontuou. Logo após a chegada da Cruz e do Ícone, a multidão percorreu cinco quilômetros em uma caminhada pelas avenidas da cidade até a Paróquia São Sebastião, no bairro Jardim Glória. No local houve a veneração da cruz e celebração da missa com o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos.

Católicos de MT enfrentam frio para receber símbolos da jornada mundial (Foto: Denise Soares/G1 MT)Católicos de MT enfrentam frio para receber símbolos
da jornada mundial (Foto: Denise Soares/G1 MT)
Durante o percurso feito com orações e meditações, os jovens se revezaram para carregar a Cruz, feita de madeira que pesa 31 quilos e mede 3,8 metros. Outro grupo também se alternou para carregar o Ícone de Nossa Senhora, que mede 118 centímetros e pesa 15 quilos. O evento é realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com a Arquidiocese de Cuiabá. Os símbolos já estavam em Mato Grosso desde o dia 1º de julho, onde passam por várias cidades até o final do mês.

Ainda neste sábado, a Cruz e o Ícone serão levados para o Centro Socioeducativo (Pomeri) para visitar os reeducandos da unidade. No final da noite os símbolos serão levados para a Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, onde vão permanecer até a manhã seguinte. Já no domingo (8), paróquias e movimentos católicos de toda a capital irão fazer uma procissão levando os ícones da Catedral até o Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro.
No local haverá missa e show com cantores e bandas regionais e nacionais católicas, como Padre Reginaldo Manzotti, Banda Rosa de Saron, Adriana Arydes e Ministério Amor e Adoração. Na segunda-feira (9), os ícones ficarão expostos no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, onde haverá missas, orações e pregações.

Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é realizada desde 1986, criada pelo Papa João Paulo II aos jovens do mundo inteiro. Desde então, os dois ícones percorrem diversos países e cidades. Nos eventos, jovens partilham, participam de atividades, pregações, shows e manifestações culturais voltadas para a fé cristã. Em 2013, o Brasil será sede da JMJ no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário