MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 1 de julho de 2012

Estudo vai medir se o metano liberado pelo gado de Mato Grosso


Pecuária é responsável por 20% da emissão de gás metano na atmosfera.
Cerca de 30 propriedades do estado estão sendo estudadas pela USP.

VC
Do G1 MT com informações da TV Centro América
 Trinta propriedades rurais de Mato Grosso viraram tema de estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O assunto em questão e a emissão de gás metano na criação de gado. Mato Grosso, dono do maior rebanho do Brasil com 29,1 milhões de animais, se tornou alvo de críticas e pesquisas que afirmam que a pecuária é responsável por cerca de 20% da emissão de gás metano na atmosfera.
“Mas há pesquisas que mostram que uma área bem manejada pode seqüestrar mais carbono do que uma área nativa, como é o caso do cerrado, por exemplo”, explica o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.
Uma área de 1,3 mil hectares na região de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, onde são criados 1,2 mil cabeças de gado, passou por processo de recuperação há seis anos. Os técnicos fizeram escavações e levaram amostra de áreas degradadas, recuperadas recentemente e de mata nativa.
O proprietário da fazenda Guilherme Nolasco, conta que respondeu um questionaram apontando todas as atividades realizadas nos últimos 12 meses na propriedade. “A relação de insumos, tanto na manutenção do reganho quanto na recuperação de pastagens foram relacionados”. O estudo deve ser concluído em agosto e vai servir de base para o planejamento estratégico da pecuária no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário