MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Crise na Europa causa reflexos a produtores de acácia negra do RS


Crise econômica provocou redução dos pedidos.
Produtores estudam alternativas para não ter prejuízo com a atividade.

Do Globo Rural

Os produtores de acácia negra do Rio Grande do Sul estudam alternativas para não ter prejuízo com a atividade, que atravessa um momento difícil. A crise na Europa, de onde vem parte dos compradores da madeira, causou redução dos pedidos.
Há vastas florestas de acácia negra na região de serra do Rio Grande do Sul. Em Encruzilhada do Sul, na região sudeste do estado, cerca de 600 produtores vivem do cultivo e da venda da madeira. Mas há alguns anos a atividade enfrentam dificuldades.
O auge da desvalorização da madeira foi registrado no ano passado. Os reflexos da crise econômica europeia chegaram às matas de acácia negra gaúchas. Segundo produtores, um hectare plantado com acácia negra rende agora 30% menos em relação há dois anos.
O agricultor José Carlos Corrêa, que está há mais de dois anos na atividade, tem mais de 300 hectares em produção. “Antes, não tinha produto em quantidade. Agora, que tem produto em quantidade, desvalorizou muito”, diz.
O plantio de novas árvores está suspenso em outra propriedade da região. O produtor Genésio Schafer, que também é técnico agrícola da Emater, diz que primeiro irá vender toda madeira para depois avaliar se continuar na atividade.
O hectare de madeira está sendo vendido hoje por R$ 2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário