MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de julho de 2012

Comercialização da safra 11/12 de soja chega a 96% em Mato Grosso


De acordo com consultoria, foram 20,6 milhões de toneladas negociados.
Estado tem o maior percentual de vendas, seguido por Minas e Goiás.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
soja em Mato Grosso (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Mato Grosso tem maior percentual de negócios.
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
A comercialização da safra brasileira de soja do ciclo 2011/12 atingiu a marca de 92%, indicou nesta terça-feira (3) a consultoria Safras & Mercado. Até 29 junho, produtores comprometeram 60,9 milhões de toneladas de uma safra total estimada em 66,3 milhões de toneladas. O volume apresentou evolução maior à registrada no igual período do ano passado, quando os negócios atingiam 71%.
Preços recordes têm estimulado o agricultor, aponta Flávio França Júnior, analista sênior da consultoria. "Voltamos a ter firme andamento no fluxo dos negócios por parte dos produtores", destaca o especialista.
Mato Grosso - maior produtor brasileiro de soja - já comprometeu 96% da produção colhida no ciclo 2011/12. Ou seja, 20,6 milhões de uma safra esperada em 21,5 milhões de toneladas. O estado é o que registra maior avanço nas transações comerciais.
Minas Gerais concentra o segundo maior percentual. De acordo com a Safras & Mercado, chega a 95%. Impulsionados pelo bom momento de mercado, produtores mineiros já comprometeram 2,9 milhões de 3 milhões totais. Ao lado de Minas e também com 95% aparece Goiás. Neste estado são 7,7 milhões de toneladas vendidos para 8,2 milhões de toneladas do ciclo.

De nove estados analisados pela consultoria, o Rio Grande do Sul é o com menor percentual. Atingiu 77% negociados de uma safra total em 6,2 milhões de toneladas. O comprometimento é de 4,7 milhões de toneladas.
A relação de oferta e demanda bem como os prêmios de exportação elevados e altas taxas de câmbio também estão influenciando nos negócios, acentua a consultoria.
"Na ponta compradora a motivação se manteve em função da combinação de firme demanda interna e externa e a observação de que a disponibilidade interna de produto deve chegar rapidamente ao final", mensura o analista Flávio França Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário