MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

RS registra neve na primavera pela primeira vez em 12 anos, diz Inmet


Último registro do fenômeno na estação foi no dia 25 de setembro de 2000.
Nesta quarta, instituto conforma neve em Bom Jesus, na Serra.

Tatiana Lopes Do G1 RS

Bom Jesus registrou neve nesta quarta-feira (Foto: Elton Policastro/Prefeitura de Bom Jesus)Bom Jesus registrou neve nesta quarta-feira (Foto: Elton Policastro/Prefeitura de Bom Jesus)
O Rio Grande do Sul amanheceu com o tempo gelado, formação de geada e queda de neve na Serra nesta quarta-feira (26). O fenômeno foi relatado por moradores de três cidades da região: Bom Jesus, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último registro de neve no estado durante a primavera foi em 2000. No mês de setembro, nevou em 2008, 2006 (duas vezes), 2005, 2003, 2001, além de 2000.
O Inmet confirmou que nevou apenas em Bom Jesus em boletim divulgado no final da manhã. O G1 recebeu relatos de internautas das outras cidades afirmando que viram neve. O insituto ressalta que pode mesmo ter ocorrido o fenômeno. Ele só não é reportado em razão de a estação medidora não estar habilitada em alguns municípios, como é o caso das estações automáticas, que não existem em todas as cidades do estado.
Registro em Bom Jesus (Foto: Raquel Jacoby Silveira/Prefeitura de Bom Jesus)Registro de neve em Bom Jesus
(Foto: Raquel Jacoby Silveira/Prefeitura de Bom Jesus)
Por mais que o fenômeno surpreenda algumas pessoas, o meteorologista Custódio Simonetti salienta que, apesar de não ser frequente a queda de neve nesta época do ano, há registros nos últimos anos. "Ela insiste em vários anos, há um diferencial porque foi no dia 26, e isso dificilmente a gente registrou, só em 2000, no dia 25", disse ele ao G1.
Segundo Simonetti, a massa de ar polar combinada com a umidade e a chuva no estado foi o que provocou a neve nesta quarta. "Entrou o ar frio, de origem polar, e fez com que as temperaturas caíssem em toda a região, e a neve veio porque houve uma nebulosidade, uma faixa de instabilidade que cobriu a Serra", destacou.
Em Santa Catarina também nevou nesta quarta. O estado vizinho teve neve confirmada pelo Inmet em São Joaquim, onde a mínima foi de -3,1°C. Também não nevava por lá desde 2008.
Mínimas negativas e geada
O Inmet registrou cinco temperaturas negativas nesta quarta: -1,7°C em São José dos Ausentes, -1,2°C em Bom Jesus, -0,8°C em Cambará do Sul, -0,6°C em Vacaria, e -0,4°C em Lagoa Vermelha. Houve registro de geada em Lagoa Vermelha, Passo Fundo (0,5°C), Encruzilhada do Sul (1,6°C) e Santa Maria (3,6°C).
Próximos dias
Para quinta-feira (27) o Inmet prevê tempo nublado no Litoral e parcialmente nublado nas demais regiões do estado, com possibilidade de geada ao amanhecer. As temperaturas devem oscilar entre -1°C e 24°C.
Na sexta-feira (28) as condições devem seguir praticamente inalteradas, com variação de 1°C a 26°C. Já no sábado (29) e no domingo (30) pode chover em áreas isoladas e o tempo fica parcialmente nublado. No fim de semana deve esquentar à tarde. Bem diferente destes últimos dias, o Inmet prevê máximas de 27°C e 30°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário