MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Padre celebra missa com iPad e usa Facebook para falar com fiéis no Rio


Padre Jorjão é disputado por famosos para celebrar casamentos na cidade.
Pároco diz que ganhou Ipad e Iphone de jovens frequentadores da Igreja.

Tássia Thum Do G1 Rio

No altar da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Bíblia foi substituída por tablets e smartphones. Com a tecnologia nas mãos, o Padre Jorjão celebra missas, casamentos e batizados com a ajuda de aplicativos que disponibilizam os salmos e os cânticos da liturgia. Queridinho pela elite e disputado pelas celebridades, o padre não esconde que é pop e assume que usa o Facebook e outras redes sociais para conversar e até mesmo ouvir confissões de fiéis.
Padre Jorjão baixou a Bíblia online usa outros aplicativos que disponibilizam os salmos e a liturgia da Igreja (Foto: Tássia Thum/G1)Padre Jorjão baixou a Bíblia online usa outros aplicativos que disponibilizam os salmos e a liturgia da Igreja (Foto: Tássia Thum/G1)
A batina de Padre Jorjão, de 51 anos, carrega a última versão do iPhone disponível no Brasil. O aparelho branco chama atenção pela capa roxa e pelos diversos aplicativos que ostenta. Simpático, o pároco mostra que seu celular tem apps de mensagens instantâneas, revistas de entretenimento, portais de notícia, além da Bíblia Sagrada online.
O padre conta que ganhou os eletrônicos de jovens que frequentam a igreja, localizada a poucos metros da praia. “Aqui vem várias gerações de uma mesma família, então é natural que se crie uma relação com os frequentadores”, explica Jorjão, que também costuma receber lanches e outros mimos dos fiéis ao longo do dia.
Fotos de celebrações por e-mail
Padre Jorjão faz sucesso em igreja em Ipanema, na Zona Sul (Foto: Tássia Thum/G1)Padre Jorjão faz sucesso em igreja em Ipanema
(Foto: Tássia Thum/G1)
Além de armazenar o ritual da missa, o tablet do padre guarda fotos registradas por ele de cerimônias e viagens importantes. Jorjão relembra que certa vez, na celebração de uma bodas de ouro, todos da família haviam esquecido a máquina, e o jeito foi utilizar o seu iPad para registrar o momento.
“Tirei as fotos e depois enviei por e-mail para os convidados”, diz o padre, que reza missas na Paróquia Nossa Senhora da Paz há 18 anos.
O religioso acredita que se Jesus Cristo fosse vivo também seria fã da internet. “Se Ele vivesse nos dias atuais, Ele utilizaria a internet, que é um excelente meio de comunicação para transmitir uma boa mensagem de fé. A internet alcança de maneira fácil as pessoas, é uma ferramenta impressionante. A Igreja caminha com a comunicação”, filosofa o padre.
O sim de casais famosos
Padre Jorjão é muito requisitado para celebrar casamentos. Foi ele que selou o “sim” de casais famosos como o do ator Marcelo Serrado e do cantor Zeca Pagodinho.
“No meu Facebook, os jovens sempre me adicionam, e geralmente eles pedem conselhos para resolver seus problemas e inseguranças no amor. Eu tenho que estar sempre pronto para ouvir uma palavra e passar valores. Mas faço questão de ressaltar que nada se compara a presença e ao calor humano”, ressalta o padre.
Padre Jorjão celebra missa com Ipad (Foto: Divulgação)Padre Jorjão celebra missa com iPad (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário