MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Geada, neve e frio fora de época trazem prejuízos à agricultura de SC


Produtores de vinho do Oeste chegaram a perder 100% da colheita de uva.
Plantações de milho e trigo também foram afetadas com a geada e o frio.

Do G1 SC
Em plena primavera, os termômetros registraram temperaturas negativas, geada e até mesmo neve em Santa Catarina nessa quarta-feira (26).
Apesar da previsão de geada negra - fenômeno que ocorre quando uma frente fria entra sob uma umidade elevada - não ter se confirmado, a  geada normal foi registrada em diversas regiões e trouxe prejuízos à agricultura. Em Chapecó, as temperaturas marcaram 4,2ºC e na Serra os termômetros marcaram até -6ºC.
Apesar de fraca, a geada causou prejuízos às plantações de milho e trigo, principalmente nas regiões mais altas do Oeste. Em Caçador, produtores de vinho perderam garande parte da colheita de uva. Para alguns, o prejuízo foi de 100% da produção do vinhedo.
Na Serra, o frio, a geada, a neve e do vento gelado, também trouxe muitos prejuízos para a produção de maçãs na Serra. José Itamar Bonetti, pesquisador da Epagri, conta que o vento é o principal vilão da agricultura nesta época. "O vento frio causa uma queima nas flores e nos frutinhos que estavam em fase inicial de desenvolvimento. Em alguns pomares, teremos a queda na produção dos frutos", explica Bonetti. Segundo informações da Epagri, o prejuízo causado por essa frente fria pode chegar a 60% de perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário