MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Evento no Pará mostra réplica de fazenda e detalha atividades rurais


Exposição Agropecuária de Castanhal já acontece há mais de 40 anos.
A programação conta com celeiro e local para criação de coelhos.

Do G1 PA

Começou no último sábado (1º) a 44º Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac). No evento que já acontece há oito anos é possível conhecer as novidades na produção agropecuária do estado. A Expofac é organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e cerca de 20 mil pessoas por dia devem passar pelo espaço até o dia 9 de setembro, no Parque de Exposições de Castanhal.
Como em anos anteriores, o Modelo Rural atrai o público. O espaço é uma réplica de uma fazenda e revela todas as atividades desenvolvidas no campo. Nos mais de 7 mil m² é possível conhecer uma casa de farinha, uma casa de mel, unidade de sistema de irrigação e ainda minicentros de piscicultura, fruticultura, avicultura, apicultura, olericultura, compostagem orgânica, plantas medicinais e plantas ornamentais, artesanato, entre outros.
Modelo rural no Pará tem até local de criação de coelhos. (Foto: Divulgação / Agência Pará)Modelo rural no Pará tem até local de criação de coelhos. (Foto: Divulgação / Agência Pará)
“O Modelo Rural é uma grande vitrine e um grande laboratório”, diz o diretor técnico da Emater, Humberto Reale. Este ano  o local tem como tema “Açai: das lendas amazônicas para o mundo”, em homenagem a uns principais cultivos da pequena agricultura paraense, escolhido pela representatividade na cultura local e pela visibilidade mundial que o produto adquiriu.
Para manter o espaço funcionando nos nove dias de feira, a Emater organiza uma força-tarefa entre 35 técnicos e vários estagiários, que se dividem nos estandes para acolher o público. Este ano entre as novidades estão os espaços de Ferrigação, Celeiro Leiteiro e Avicultura, além da demonstração da criação de coelhos.
Existem várias raças de coelhos de vários tamanhos (Foto: Miguel Palacios/G1 MS)Novidade deste ano é local de criação de coelhos
(Foto: Miguel Palacios/G1 MS)
As novidades foram aprovadas pela produtora rural Elisabeth Moura. “Esse espaço da Emater é muito atrativo. Viemos de Belém só para conhecer e saber como podemos melhorar nossa produção”, conta a trabalhadora que mantém um sítio na Vila de Amaricano, região metropolitana de Belém, onde cria suínos, gado e galinhas.
Quem aprende com a programação também é bem-vindo no evento. O estudante de técnicas agropecuárias do Instituto Federal do Pará (IFPA), Luan Paiva, atua como estagiário na Horta em Pequenos Espaços, um dos setores do Modelo Rural, e diz que a programação ajuda a pôr em prática o que se vê em sala de aula. “Estou muito feliz com essa possibilidade de aprender mais, porque a prática que estou vendo vai me ajudar também neste meu último ano de curso”, ressalta.
O ingresso para a Expofac custa de R$ 10 a R$ 15 reais (dependendo da atração musical da noite), mas colégios, faculdades, asilos e outros coletivos sociais podem agendar visita gratuita ao Modelo Rural, pelo telefone (91) 3721-1293. O evento oficial acontece das 18h às 22h, mas é possível o acesso também das 8h às 14h.
Serviço
44º Exposição Agropecuária de Castanhal (Expofac)
Período: 1 a 9 de setembro
Parque de Exposições de Castanhal
Informações pelo telefone (91) 3721-1293
Exposição agropecuária mostra novidades da área rural e é espaço de estágio para universitários paraenses. (Foto: Divulgação / Agência Pará)Exposição agropecuária mostra novidades da área rural e é espaço de estágio para universitários paraenses. (Foto: Divulgação / Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário