MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia Nacional do Surdo terá passeata e palestras, em Manaus


Data foi instituída em 29 de outubro de 2008 no Brasil.
Dia relembra lutas histórias dos deficientes auditivos por melhores condições.

Do G1 AM

Nesta quarta-feira (26) é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A data foi instituída oficialmente através da Lei Federal nº 11.796, em 29 de outubro de 2008, e relembra as lutas históricas dos deficientes auditivos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde dignidade e cidadania.

O dia também celebra a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857, com o nome de Instituto Imperial de Surdos-Mudos do Brasil, e conhecida atualmente como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que conta com uma escola de aplicação e uma faculdade.
Dentre algumas conquistas alcançadas pelos deficientes auditivos estão: a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no país em 2002, o que possibilitou grande mudança em relação ao acesso à informação; o reconhecimento da profissão de tradutor intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa em 2011; a acessibilidade na televisão através da janela de Libras ou da legenda oculta impulsionada pela Lei de Acessibilidade de 2000; e a possibilidade de comunicação à longa distância entre surdos, através de mensagens de texto via celular e chats da rede mundial de computadores.

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, uma programação especial será realizada nesta quarta na capital amazonense.

Confira a programação:


08h às 11h - Passeata no Centro de Manaus com concentração na Praça Heliodoro Balbi, antiga Praça da Polícia.

19h às 22h - Mesa Redonda "A Educação em Debate" e Palestra "A Educação que os Surdos Almejam", no Cine Teatro Aldemar Bonates, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, bairro Santo Antônio.

A mesa redonda terá como moderador o advogado Franklin Ferreira Resende Jr. e a presença da professora Lidia Regina Limeira de Sá, representando a Dra. Márcia Perales Mendes Silva, reitora da UFAM; professora Joab Grana Reis, representando o Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira, reitor da UEA; e a secretária de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva, ou representante. Além deles, estará presente o secretário municipal de Educação de Manaus, Mauro Giovanni Lippi Filho, ou representante.
A palestra "A Educação que os Surdos Almejam" será ministrada pelos professores Iranvith Cavalcante Scantbelruy e Jackson da Silva Vale. O encerramento acontece às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário