MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Déficit em armazenagem chega a 17,4 milhões de toneladas em MT


Estado precisa de US$ 1,7 bilhão para sanar deficiência.
Em uma década, necessidade pode saltar para 51 milhões de toneladas.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Milho a céu aberto em Mato Grosso (Foto: Brunno Cinpak)Milho a céu aberto em Mato Grosso em 2012
(Foto: Brunno Cinpak)
Com uma safra de soja e milho estimada em 38 milhões de toneladas para 2012/13 o maior produtor brasileiro de grãos - Mato Grosso - prepara-se para bater mais um recorde agrícola. Mas o desempenho positivo no campo mais uma vez pode evidenciar antigos problemas infraestruturais, como de armazenagem. O déficit de estocagem supera 17,4 milhões de toneladas, revelou um levantamento realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) e Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
Para receber toda a produção projetada para a temporada o volume de armazém necessário seria de 45,6 milhões de toneladas. No entanto, a capacidade existente no estado (instalações públicas e privadas) atende a 28,2 milhões de toneladas. Otávio Celidônio, superintendente do Imea, diz que o crescimento exponencial da produção agrícola não é acompanhada pela capacidade de locais apropriados para recebimento dos grãos.
"Temos uma armazenagem classificada como suficiente para a passagem de safra, mas não é estratégica", enfatizou. Pelos cálculos do setor produtivo seriam necessários pelo menos US$ 1,7 bilhão para corrigir o problema no estado.
"Não temos uma comercialização que permita ao produtor trabalhar a comercialização de sua safra", salienta Celidônio. Dentre as regiões estudadas, a Norte apresenta o maior déficit e está calculado em 13,6 milhões de toneladas. Conta uma capacidade atual de 11,5 milhões de toneladas, embora necessite de outras 25,1 milhões de toneladas para atender a uma safra projetada em quase 21 milhões de toneladas.
No Leste a necessidade chega a 1,7 milhão de toneladas. Conta com 1,7 milhão de toneladas e demanda mais 3,5 milhões de toneladas para suprir as 2,9 milhões de toneladas esperadas para 2012/13. Por sua vez no Sul são 2,1 milhões de toneladas necessárias. Juntos os armazéns instalados na região recebem até 8,2 milhões de toneladas. O volume necessário, por sua vez, perfaz 10,4 milhões de toneladas. Na safra devem ser colhidas 8,6 milhões de toneladas, calcula o Imea.
O Oeste do estado foi a única região onde a capacidade de armazenagem existente (6,6 milhões de toneladas) é superior a necessária (6,4 milhões de toneladas).
Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja Mato Grosso diz que a safra agrícola do estado pode bater todos os recordes, mas que os problemas infraestruturais vão influenciar diretamente no atividade.
"Para avançarmos precisamos resolver estes problemas", alertou o representante.
Sem investimento calcula-se que em dez anos o déficit em armazenagem salte para 51 milhões de toneladas, levando-se em conta o incremento previsto na produção. Em uma década, as safras de soja e milho devem atingir 66 milhões de toneladas.
Plano nacional
  •  
Mendes Ribeiro Filho (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)Mendes Ribeiro Filho participou de evento em Sorriso
(Foto: Leandro J.Nascimento/G1)
Em Mato Grosso, onde participou do lançamento do plantio da safra de soja 2012/13 o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, disse que o governo formata um plano nacional voltado ao armazenamento.
"É preciso ter a previsão de todos os estados e as necessidades que possuem em armazenamento", afirmou Mendes Ribeiro sem estimar um período para apresentação do plano.
Secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha diz entre as ações previstas pelo plano está a construção de armazéns públicos para fortalecer o estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o secretário, o plano será desenvolvido em duas etapas. A primeira voltada aos grãos e fibras e a última para os demais produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário