MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cooperativas do PR pedem que governo suspenda leilões de trigo


Estado produz quase a metade do grão brasileiro.
Setor enfrenta dificuldades para negociar a safra.

Do Globo Rural

O Paraná é responsável por quase a metade da produção de trigo do país. A colheita está em andamento e 40% da safra já saiu do campo, mas a comercialização, que deveria estar a todo vapor, está parada.
Flávio Turra, gerente técnico da Ocepar, a organização das cooperativas do Paraná, explica que o governo está vendendo seus estoques de trigo a um preço muito baixo, o que está fazendo com que a indústria prefira comprar o trigo do governo aos produtores rurais.
Os preços vendidos pelo governo estão em torno de R$ 520 a tonelada, enquanto o produtor, no início da colheita, estava recebendo R$ 650 por tonelada.
A Ocepar representa as cooperativas e os produtores do Paraná e fez uma série de reivindicações pleiteando a suspensão imediata dos leilões de trigo. "Esperamos a suspensão ou o preço estabelecido próximo aos praticados pelos moinhos", diz Turra.
Outra questão que mexe com o mercado é a notícia de que a Rússia, grande exportadora de trigo, vai suspender as vendas por causa de uma quebra na safra. Se isso ocorrer, os moinhos brasileiros, que compram o grão de lá, devem enfrentar problemas na entressafra.
A Ocepar entende que o governo deveria segurar os estoques públicos para vender mais para frente, quando a oferta estiver reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário