MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Centro de Artesanato dá início à revitalização do Porto do Recife


Espaço será inaugurado nesta terça, ao lado do Marco Zero.
Local conta com restaurante, loja, galeria de arte e mostra permanente.

Do G1 PE

O Porto do Recife, a partir desta terça-feira (25), deixa de servir apenas como ponto de embarque e desembarque de mercadoria e pessoas e abre as portas para pernambucanos e turistas. Num espaço de mais de 2 mil metros quadrados, o Armazém 11, ao lado do Marco Zero, dará lugar ao maior Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape). O local conta com um restaurante, mais de 16 mil peças em exposição de 500 artesãos locais, auditório, loja, mostra permanente e galeria de arte.

Com investimento de R$ 6,5 milhões, o novo centro de artesanato dá início à revitalização dos armazéns do Porto do Recife. O espaço, projetado pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, vai possibilitar a comercialização de peças vindas de todas regiões do estado, além de valorizar o trabalho dos artesãos e artistas populares locais. “A gente tem os principais mestres de Pernambuco, nas principais tipologias que trabalham, seja na madeira, na fibra, no couro, metal. Acima de tudo, estão vinculados ao artesanato de tradição”, contou Roberto Lessa, diretor de economia criativa da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper).
O centro vai funcionar como ponto de convergência entre todas as iniciativas do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), como a Feira Nacional do Artesanato (Fenearte) e a Unidade Móvel do Artesanato. “Toda essa diversidade foi escolhida a partir de uma curadoria, feita desde a Fenearte e de outros programas que a gente já gere. Então, pessoas da sociedade civil, da Universidade Federal de Pernambuco, do governo, do Sebrae, contribuíram para que a gente possa ter aqui uma composição de olhares que resultam nessa qualidade, nessa diversidade”, salientou Lessa.

Nas instalações do Cape, haverá ainda ambientes decorados para que o visitante possa visualizar a utilização de peças artesanais em espaços como sala de estar, sala de jantar e quarto. Cada peça exposta no local terá uma etiqueta, onde estarão o nome do artesão, o telefone, o município de origem e o material do qual é feita. A área de loja, que estará aberta a partir da quarta-feira (26), ocupa 1.000 m² e é divida em sete setores: mestres, souvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais e brinquedos populares.

A galeria de arte do Cape está aberta para exposições temporárias, coordenada pela Secretaria de Cultura do Estado. A primeira exposição será a "Tradição/Tradução", a partir desta terça, com obras de quatro grandes artistas contemporâneos: Marcelo Silveira, Joelson, Cristina Machado e Derlon. Em cartaz até o dia 25 de novembro, a mostra traz trabalhos elaborados com materiais comuns na confecção de artesanato como couro, madeira e argila.

O centro também abrigará uma mostra permanente com peças premiadas da Galeria de Reciclados e Salão de Arte Popular da Fenearte, desde 2007. O complexo do Bistrô & Boteco, por sua vez, funcionará como restaurate, bar, além de contar com um café e uma sorveteria. Os artesões interessados em ter peças expostas no espaço ao lado do Marco Zero devem ir até o local para participar de uma seleção - o local vai funcionar das 10h às 20h.

O Cape é o segundo Centro de Artesanato de Pernambuco. O primeiro está instalado em Bezerros, no Agreste, às margens da BR-232. O local conserva um museu e uma loja com acervo de sete mil peças de diversos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário