MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

Leitor percorre a mística Rota 66 nos EUA em cima de uma Harley

Estrada já inspirou músicas, séries, livros e filmes clássicos.
Envie você também sua dica de viagem pelo VC no G1.

Gustavo Menani Internauta, Dallas, EUA

Viagem de quase 4.000 km por 8 estados durou 10 dias  (Foto: Gustavo Menani/VC no G1)Viagem de quase 4.000 km por 8 estados durou 10 dias (Foto: Gustavo Menani/VC no G1)
Se existe um país que tem uma profunda fascinação por suas estradas, esse país é os Estados Unidos. E entre todas elas a mais mítica é a Rota 66, que não por coincidência recebe o epíteto de "rua principal da América". A rodovia inspirou uma série, músicas, filmes, entre outros produtos da cultura pop. E também a viagem do leitor Gustavo Menani, de 33 anos, que percorreu junto com sua mulher Karina um trecho dos quase 4.000 quilômetros da Rota 66 histórica em um total de dez dias.
Para isso, ele alugou uma Harley-Davidson, modelo Street-Glide, e começou sua viagem a partir da cidade texana de Dallas, onde vive atualmente e trabalha como analista de risco de tecnologia de informação. O casal chegou ao final da estrada, em Santa Monica, mas a meia-volta para casa só foi dada em San Diego, na Califórnia, fronteira com o México. No total, foram 5.346 quilômetros, distância comparável entre o extremo norte e sul brasileiros.
A rota 66 aparece em um dos grandes romances norte-americanos do século 20, "As vinhas da ira", de John Steinbeck, em que a estrada é cenário para relatar a depressão econômica nos EUA; no filme "Sem destino", de Dennis Hopper, ícone da contracultura do país e é título da composição de Bobby Troup regravada por, entre outros, Chuck Berry, Rolling Stones e Depeche Mode.
O museu do automóvel da Rota 66, no Novo México (Foto: Gustavo Menani/VC no G1)O museu do automóvel da Rota 66, no Novo México
(Foto: Gustavo Menani/VC no G1)
"Previamente à viagem, fizemos uma lista de todos os pontos interessantes e todas as regiões tem sua pecularidade. No Texas conhecemos o famoso monumento das passagens de Cristo, passamos diversos marcos históricos da Rota 66 e vimos o Rancho dos Cadillacs [Cadillac Ranch]. No Novo México, visitamos um dos museus da rota, chamado Route 66 Auto Museum com mais de 30 carros de época ainda conservadíssimos", explica (confira fotos dos lugares na galeria acima).
"Dormimos em 8 hotéis diferentes, desde os mais simples, para economizarmos, até alguns mais sofisticados para aproveitar o conforto oferecido. Os requisitos mínimos eram limpeza, café da manhã e internet", relata Menani.
Outro destaque de atração pitoresca na Rota 66 para o leitor foi o Big Texan, na cidade de Amarillo, em que é servido o steak de 2 kg. Se o cliente comer o bife-monstro e seus acompanhamentos em 1 hora, não paga nada. "É claro que nem tentamos, mas mesmo assim aprovamos a deliciosa carne preparada por eles."
Ele também aponta outro ponto gastronômico da rota: "A lanchonete Pie 'n Burger, em Los Angeles, também tradicionalíssima [desde 1963] é, segundo avaliações de quem entende do assunto, um dos melhores burgers dos EUA. Uma semana antes de partimos, eu vi uma matéria na televisão sobre ele e já anotei na nossa lista. Realmente é excelente, se não o melhor que já comi! Isso pq já provei os melhores burguers de São Paulo".
O casal em cima da Harley-Davidson alugada especialmente para a viagem (Foto: Gustavo Menani/VC no G1)O casal em cima da Harley-Davidson alugada especialmente para a viagem (Foto: Gustavo Menani/VC no G1)
"No Arizona passeamos pelo Grand Canyon e ficamos impressionados com o Meteor Crater, uma cratera aberta por um meteoro 55 mil anos atrás, e visitamos Seligman e Hackberry, antigas cidades da antiga Rota 66, que continuam preservadas como há 50 anos, funcionando normalmente com restaurantes, postos de combustível ou barbearias."
Na Califórnia, o casal percorreu algumas cidade e iniciou a viagem de volta para casa: "Rodamos pela cidade de Amboy onde tiramos a famosa foto no meio da estrada com o símbolo da Rota 66, passamos por Calico, a cidade fantasma. E finalizamos em Santa Monica no fim do percurso da Rota 66. Depois ainda visitamos Los Angeles, San Diego e voltamos pela parte mais baixa dos EUA próxima do México, passando por Tucson e Carslbad, até chegar a Dallas novamente."
Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem.  .

Um comentário:

  1. Parabéns pela viagem. Há tempos me planejo para fazê-la, nem que seja um percurso menor. Minha única barreira, no momento, é não falar nada em inglês, mas estou tentando convencer alguns amigos, que são fluentes, a me acompanhar. Ir por uma agência de viagens seria meio sem graça. Abraço!

    ResponderExcluir