MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

Grupo mantém tradição de dançar bumba meu boi há 80 anos no Piauí


Boi Imperador da Ilha tem 70 participantes e destes, 24 são crianças.
Grupo reclama da falta de incentivo do estado e município de Teresina.

Gilcilene Araújo Do G1 PI

  •  
Família de Antônio Araújo mantém tradição há quase 80 anos (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Família de Antônio Araújo mantém tradição há quase 80 anos (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
O grupo de bumba meu boi Imperador da Ilha foi fundado em 1934. São quase 80 anos mantendo a tradição de uma das maiores manifestações populares do Nordeste. Ao longo desses anos, muita gente brincou de matar o boi e atualmente quem mantém viva a brincadeira são os adolescentes e crianças da família de Raimundo Gomes Araújo, um dos idealizadores.

O pequeno Marcos Paulo de seis anos participa das apresentações do Imperador da Ilha desde os dois anos de idade, o avô e coordenador do grupo, Antônio Araújo acompanha a criança quando os pais não podem ir às apresentações. “Eu comecei a dançar depois que vi minha mãe dançando”, diz a criança.
Mais de um terço do Iperador da Ilha é formado por crianças (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Mais de um terço do Iperador da Ilha é formado por
crianças (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Além de Marcos Paulo, o grupo Imperador da Ilha conta com 70 participantes e destes, 24 são crianças. Os ensaios ocorrem na sede do grupo que fica localizada na Avenida Barão de Castelo Branco em frente à Praça das Comunicações, no bairro Cidade Nova, Zona Sul de Teresina.

Segundo Antônio Araújo, durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar.  Ele explica como a brincadeira funciona “Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão”, diz.

A preparação para as apresentações acontecem ainda no mês de maio e ao longo do mês de junho serão realizadas as exibições em eventos em Teresina e algumas cidades do interior.

O coordenador do grupo reclamam da falta de incentivo por parte da Fundação Estadual da Cultura (Fundac ) e Fundação Monsenhor Chaves . Segundo ele, as instituições ainda não repassaram os recursos financeiros para Imperador da Ilha.
Boi Imperador da Ilha tem 70 participantes e destes, 24 são crianças. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Ensaios do Imperador da Ilha começam em maio (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“No ano passado a Fundac nos deu R$ 1 mil para comprar roupas e calçados, a Fundação Monsenhor chaves também nos deu uma ajuda de custo. Porém, até agora não recebemos nada de nenhuma das instituições neste ano”, afirma Antônio Araújo.

Em entrevista ao G1, a presidente da Fundac, Bid Lima, disse que a verba já teria sido repassada aos grupos folclóricos e que inclusive aumentou a verba para R$ 1,5 mil. “Podemos até aumentar os recursos se os coordenadores forem  até a  Fundac  informar, através de projetos, suas necessidades”, revelou Bid.

O presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Lázaro do Piauí, não foi encontrado para comentar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário