MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Especialistas alertam sobre riscos de contágio de conjuntivite no inverno


Transmissão da doença pode ocorrer por contato com pessoas infectadas.
Médicos afirmam que cuidados devem ser redobrados nesta época.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

O inverno começou e com ele diversas doenças. Além das doenças respiratórias, mais comuns nessa época, a conjuntivite viral, doença que ataca os olhos, começou a ser registrada com mais frequência em Alagoas. Especialistas acreditam que isso se deve ao clima da estação e a aglomeração de pessoas em locais fechados.
O analista de sistemas Diogo Nogueira foi um dos que foi atacado pela doença. Ele passou duas semanas em tratamento. “Eu sentia meus olhos vermelhos e irritados. Eles também coçavam muito. Então, quando fui ao médico, descobri que estava com conjutivite”.
De acordo com a oftamologista Camilla Rossiter, que atende pacientes do SUS em uma clínica de Maceió, os casos da doença cresceram nas últimas semanas. Segundo ela, os responsáveis por isso são o clima seco e a fácil transmissão da conjuntivite em locais onde existe aglomeração de pessoas.
“A transmissão do vírus responsável pela conjuntivite é mais comum nesta época. Já a doença causada por bactérias é mais comum no tempo seco, sendo mais registrada durante o verão. Locais fechados e com grande número de pessoas facilitam a proliferação destes vírus e bactérias, visto que as pessoas tem mais contato umas com as outras”, explica a otalmologista.
Camilla ainda aponta que os sintomas mais comuns da doença são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas, sensação de areia ou cisco nos olhos, secreção e coceira. Segundo ela, os pacientes devem procurar ajuda médica assim que apresentar qualquer um desses sintomas. Um oftalmologista pode identificar a causa e indicar um tratamento.
O número de casos também cresceu na rede particular. Segundo o oftalmologista Alex Barbosa, é importante que os pacientes sigam o tratamento corretamente, pois a doença pode evoluir para algo mais sério. “Se o paciente não tratar a doença, a infecção pode chegar às camadas mais internas do olho, e dependendo da gravidade do problema, pode provocar até cegueira.”
Ele conclui fazendo um alerta. Os sintomas da conjuntivite podem enganar e esconder uma doença mais grave, como glaucoma ou algum outro tipo de infecção.
Existem três tipos de conjutivite: a viral, a bacteriana e a alérgica. Apenas as causadas por virus e bactérias são contagiosas. Algumas das recomendações para evitá-la envolvem não coçar os olhos, lavar as mãos com frequência, trocar com frequência toalhas e fronhas que tenham contato com o rosto e não compartilhar qualquer item estético ou cosmético que entre em contato com os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário