MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Capital baiana prepara-se para desfile do 2 de Julho

Cátia Lima  A TARDE

  • Mila Cordeiro l Ag. A TARDE
    Carros e caboclos passam por restauração nos dias que antecedem o cortejo cívico
Os preparativos para o tradicional desfile do 2 de Julho estão a todo vapor na capital baiana. Além da restauração do Caboclo e da Cabocla, principais símbolos do cortejo cívico que sai às ruas todos os anos,  algumas fachadas dos casarões do Pelourinho começaram a ser enfeitadas para o concurso de mais bonita, que não acontecia desde o ano de 2010.
Com a competição de volta, moradores do local estão animados com a possibilidade de levar o prêmio para casa. "Irei enfeitar a frente da minha casa com várias itens de caboclo, como tecidos africanos e folhas", revela a artesã capilar Negra Jhô.
A comerciante Vanilda Santos também comemora a volta do concurso: "Vou deixar a fachada da minha casa bem mais  bonita agora e espero ganhar o prêmio", diz.

As casas decoradas com a temática do 2 de Julho serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por personalidades de referência cultural. A repórter de A TARDE Cleidiana Ramos é  uma das integrantes do júri.
Para participar do concurso, não é necessário inscrever-se, basta decorar a fachada do imóvel (comercial ou residencial), que deve estar obrigatoriamente em uma das ruas por onde passa o cortejo. Os vencedores ganharão prêmio em dinheiro, para o 1º, 2º e 3º lugares, e menção honrosa, para outras duas fachadas que se destacarem.
Símbolos
No Largo da Lapinha, o Caboclo e a Cabocla passam pelos últimos detalhes de restauração, feita todos os anos pela equipe da empresa Studio Argolo.
"Este ano,  o trabalho de restauração foi bem menor, se comparado  ao do ano passado. Durante o cortejo, as pedras nas ruas e moedas que as pessoas jogam acabam danificando os monumentos", explica a restauradora  Marley Serravalle. Após a recuperação, os caboclos são decorados com vestimentas indígenas para o desfile.
O cortejo do 2 de Julho sai da Lapinha, por volta das 9h30, passa pelo Pelourinho e  percorre as vias do Centro Histórico, levando a multidão até o Campo Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário