MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Atacadistas temem demissões no Piauí devido aumento de tributos


Associação de Atacadistas e Distribuidores enviou carta ao governador.
Aumento da carga tributária gerou clima de instabilidade no setor.

Patrícia Andrade Do G1 PI

A Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (APAD) teme a demissão de pelo menos 500 trabalhadores no Piauí e ainda o fechamento de empresas devido ao aumento da carga tributária sobre operações comerciais do setor. A entidade enviou nesta quinta-feira (20) uma carta aberta do Governador Wilson Martins informando sobre as dificuldades enfrentadas pelos empresários após o Decreto nº 15.042 que aumenta o ICMS.

De acordo com o presidente da APAD, Emmanuel Pacheco Lopes, o aumento da carga tributária gerou um clima de instabilidade no setor atacadista e desde que o decreto entrou em vigor os empresários vêm sofrendo sem que haja um diálogo com o governo.
Segundo ele, 80% do comércio varejista do estado depende das empresas atacadistas responsáveis pela distribuição dos produtos industrializados fora do estado. A elevação da carga tributária atingiu principalmente o setor de cosméticos.

“O tributo saiu de 5% para 28% aqui no estado, enquanto que no Maranhão é 2% e no Ceará 3%. Há muito tempo nós já estamos assistindo uma redução no número de atacadistas no estado devido a falta de incentivos fiscais e este é um setor bastante ativo. Quase todos os atacadistas trabalham com cosméticos e diante do atual cenário vão precisar fazer demissões ou até fechar as portas”, disse.

Ainda segundo Emmanuel Pacheco, o decreto pode provocar uma queda na arrecadação de impostos no Piauí. “Se não temos preços competitivos, os varejistas vão acabar buscando alternativas no mercado de outros estados. Volto a dizer que o setor atacadista no Piauí é bastante ativo e abastece a maior parte das cidades e também outros estados”, destacou.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Fazenda do Estado, mas até a publicação da reportagem nenhum posicionamento do governo foi dado em relação ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário