MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Festa celebra colonização japonesa e florada da cerejeira em Apucarana


Festa da Cerejeira será realizada de 20 a 23 de junho, no norte do Paraná,
Árvore é símbolo na cultura japonesa e enfeita a cidade nesta época do ano.

Rodrigo Saviani Do G1 PR

'É uma homenagem aos japoneses', diz organizador (Foto: Reprodução/RPC TV)'É uma homenagem aos japoneses', diz organizador
(Foto: Reprodução/RPC TV)
Começa nesta quinta-feira (20) em Apucarana, no norte do Paraná, a 19ª Festa da Cerejeira, qe comemora a colonização japonesa no norte do Paraná e a florada da cerejeira. O evento vai até domingo (23), na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA). Os ingressos custam R$ 2 e parte da renda será destinada para entidades beneficentes da cidade.
“É uma homenagem aos japoneses, que são os pioneiros em Apucarana junto com os ucranianos. Uma forma de lembrar nossa história e manter nossa tradição”, disse Satio Kayukawa, presidente da ACEA. Nesta semana são comemorados 105 anos de imigração japonesa no Brasil.
A festa contará com várias apresentações artísticas orientais, como o Taikô (tambores), Sakurá Odori (dança da Cerejeira), além de danças típicas de outros países, como a Ucrânia e a Alemanha, cujos imigrantes fazem parte da história da cidade. Também haverá praça de alimentação com comidas típicas, feira do automóvel, Feira de Sabores, e um concurso que irá escolher a Miss Nikkei Cerejeira.
A cerejeira, que dá nome à festa, é uma árvore típica do sul do Japão. “Ela é um símbolo para a cultura japonesa. Quando ela dá muitas flores, é sinal de prosperidade e fartura”, explica Kayukawa. Em Apucarana, milhares de árvores da espécie enfeitam a cidade nesta época do ano com suas flores. Ao contrário do que ocorre na Ásia, quando o florescer ocorre início da primavera, aqui isso ocorre no fim do outono. As mudas foram trazidas para a cidade pelos imigrantes japoneses na década de 80.
Serviço - 19ª Festa da Cerejeira
Data: 20 a 23 de junho de 2013.
Horário: No dia 20, a partir das 19h30; dia 21, a partir das 18h; dias 22 e 23, a partir das 10h.
Local: Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA)- Avenida Jabuti, 101 – ao lado do Lago Jabuti, em Apucarana (PR)
Entrada: R$ 2 – parte da arrecadação será destinada para entidades beneficentes de Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário