MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

Alimento orgânico tem consumidor fiel, mas preço ainda assusta no RS


Região sul do Rio Grande do Sul é destaque na produção agroecológica.
Preço elevado é considerado empecilho para aumento do consumo.

Do G1 RS
A Região Sul do Rio Grande do Sul é destaque na produção de frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos. O cultivo agroecológico, no entanto, ainda tem muitos desafios pela frente. O consumidor é fiel, mas o preço cobrado por esses produtos costuma gerar reclamações, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura, da RBS TV (veja o vídeo ao lado).
“O preço é um pouco salgado, um pouco elevado. Eu mesma consumo muito, aí fica pesado”, afirma a aposentada Marilei Guerreiro.
Em média, o alimento orgânico custa 30% mais que o produto convencional. Esse é um dos empecilhos para o aumento do consumo. O que muita gente não sabe, porém, é que esse tipo de produção exige um acompanhamento quase que personalizado.
A lavoura é livre de agrotóxicos, respeita o meio ambiente e evita a contaminação do solo, da água e da vegetação, mas o trabalho para quem produz os agroecológicos é dobrado.
“No cultivo orgânico tem um trabalho elevado. É muito mais dedicação do agricultor. Leva mais tempo para a planta se desenvolver”, explica William Schaun, técnico em agricultura da Cooperativa Sul Ecológica.
O agricultor orgânico Antônio Schmidt demorou a acreditar nessa alternativa de cultivo. “A gente não acreditava nessa agricultura. Sem insumo químico, como é  que a planta ia crescer? Hoje estou realizado”, afirma o produtor.
Schmidt é credenciado pelo Ministério da Agricultura. No sul gaúcho, já são aproximadamente 400 agricultores orgânicos como ele. Edmilson Bartz é outro pioneiro no estado. Por meio do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), ele ajudou a formar a Cooperativa Sul Ecológica, que hoje distribui alimentos principalmente para a merenda escolar. O trabalho garante alimentação saudável para as crianças e segurança para o agricultor.
“Só por não precisar entrar em contato com o veneno é um benefício muito grande. Imagina a gente diariamente ter que colocar produto químico na planta, tudo vai acarretando até em problemas de pele e pra saúde da gente”, conta Bartz.
A produção na Região Sul do estado é de mil toneladas por ano e o desafio é aumentar esse número. “Tem que avançar também na pesquisa. Temos deficiências em relação ao solo, à fertilidade, aí entra a importância da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Temos que aumentar a produção orgânica e o número de produtores”, diz o engenheiro agrônomo do Capa Roni Bonow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário