MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Vitória integra Rota Imperial dos caminhos do ouro no Brasil


Roteiro percorre 14 municípios capixabas e 17 mineiros.
Inauguração da rota acontece em cerimônia neste sábado (8).

Do G1 ES

Palácio Anchieta é parte da Rota Imperial São Pedro D' Alcântara (Foto: Vitor Nogueira/PMV)Palácio Anchieta é parte da Rota Imperial São Pedro D' Alcântara (Foto: Vitor Nogueira/PMV)
Vitória vai passar a ser parte da Rota Imperial São Pedro de Alcântara, a partir deste sábado (8), em cerimônia no Palácio Anchieta, no Centro da capital. O roteiro, que vai de Vitória a Ouro Preto, em Minas Gerais, percorre 14 municípios capixabas, 17 mineiros e reproduz os caminhos de exploração do território nacional em busca do ouro, no século 19. Para demarcação do trajeto, a praça João Clímaco, na capital capixaba, foi escolhida como marco zero da Rota Imperial.
Museus, igrejas, sítios históricos, restaurantes, pousadas e hotéis estão entre os atrativos do roteiro turístico. Em Vitória, foram escolhidos a Capela Santa Luzia, a Catederal Metropolitana, os conventos do Carmo e São Francisco, as escadaria de São Diogo e Maria Ortiz, as igrejas de São Gonçalo e Nossa Senhora do Rosário, o Palácio Anchieta e o Theatro Carlos Gomes. Outros pontos visitados serão o Viaduto Caramuru, o Mercado da Vila Rubim, o Parque Moscoso, o Museu Capixaba do Negro, a Escadaria Carlos Messina, o Cais dos Catraieiros, o parque Gruta da Onça e o Forte São João.
Neste sábado (8), acontece a cerimônia que inaugura a sinalização e demarcação do roteiro, no Palácio Anchieta. Segundo o secretário de turismo, trabalho e renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Júnior, a proposta do projeto é integrar os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, com uma mescla de história, cultura, turismo e desenvolvimento.
Ao todo, a rota contempla 575 quilômetros de extensão, sendo 301 no Espírito Santo, e corta 31 cidades, sendo 17 mineiras e 14 capixabas. Foram instalados 384 marcos e 52 placas de identificação dos trechos na Estrada no Espírito Santo, que passa por Vitória, Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário