MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Veja repercussão internacional dos protestos em São Paulo


'Delicado para governo que quer mostrar segurança para a Copa', diz NYT.
'El País' fala em cenas de guerra; SP teve o 4º dia de protestos.

Do G1, em São Paulo

el país (Foto: Reprodução/ El País)El país fala em cenário de guerra em São Paulo
(Foto: Reprodução/ El País)
Os protestos que acontecem em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte, de R$ 3 para R$ 3,20, já repercutem na imprensa internacional. O jornal espanhol "El País" chamou atenção para a saída na rua em um país onde isso não acontece e para o confronto violento entre a Polícia Militar e os manifestantes, no que ele caracterizou como sendo "cenas de guerra".
Jornalistas feridos e presos, policiais atirando com armas de borracha contra uma multidão no meio da Avenida Paulista. Essas são as imagens que abrem a reportagem do jornal espanhol publicada em seu site.
O jornal norte-americano "The Wall Street Journal" fala sobre "eclosão de violência" por causa do aumento da tarifa do ônibus no Brasil. A primeira cidade a abrir a reportagem é São Paulo. A inflação na passagem, o novo preço estipulado pela Prefeitura e a quantidade de gás lacrimogênio usado pelos policiais e a prisão de jornalistas são citados pelo jornal.
Jornal americano chama atenção para inflação da tarifa (Foto: Reprodução/ Wall Street Journal)Jornal americano chama atenção para inflação da tarifa (Foto: Reprodução/ Wall Street Journal)
Outro jornal norte-americano, o "The Washington Post" chama de "manifestações agitadas" os protestos em todo o Brasil e, em São Paulo, focou no congestionamento enorme que elas causaram.  "Centenas de manifestantes tomam as ruas brasileiras, duas das maiores cidades do país vivem protestos contra o aumento de 10 centavos na tarifa de ônibus".
O jornal inglês "Financial Times", em reportagem publicada na quinta (13) em um de seus blogs, fala em "ocupação" de São Paulo pelos manifestantes e disse que o que acontece em São Paulo é um sinal evidente do descontentamento com os preços na cidade.
A rede de TV CNN, além da violência, do número de presos e do aumento na tarifa, fala sobre uma manifestação que é composta por uma maioria de jovens. Na foto da reportagem publicada em seu site, dezenas de jovens, um com uma máscara branca, com as mãos levantadas e, aparentemente, gritando frases de ordem na Avenida Paulista.
CNN (Foto: Reprodução/ CNN.com)CNN (Foto: Reprodução/ CNN.com)
O jornal "The New York Times" fala que os protestos chegam em um momento delicado para os governantes, que estão tendo que lidar com inflação alta, crescimento econômico interrompido e tentativas de promover o Brasil como um país seguro e estável para a Copa do Mundo, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016.
Com vídeos e galeria de fotos, a rede britânica BBC mostra reação da polícia diante de manifestantes e cita o pronunciamento do governador do estado, Geraldo Alckimin, falando sobre o "profissionalismo" da PM contrariando os relatos de uso abusivo da força. A BBC também cita as manifestações no Rio de Janeiro, "a cidade que sediará a Copa das Confederações".
O jornal "The Nacional", do Emirados Árabe Unidos mostra em vídeo a violência na Avenida Paulista e compara os atos no Rio de Janeiro, inicialmente pacíficos, à violência "desmedida" em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário