MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de junho de 2013

Quarto protesto da semana reúne até 1,8 mil pessoas no centro de Cuiabá

Motivação do ato foi repúdio à PEC 37, mas outras bandeiras se juntaram.
Grupo saiu da Prefeitura até a sede da Câmara e parou o trânsito no centro.

Renê Dióz Do G1 MT

Manifestação em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)Manifestação neste sábado (22) reuniu multidão mesmo durante jogo da seleção. (Foto: Renê Dióz/G1)
Exatamente quando a seleção brasileira iniciava o segundo tempo da partida contra a Itália pela Copa das Confederações, de 1,5 mil a 1,8 mil pessoas (estimativas da Polícia Militar) deixaram suas casas na tarde deste sábado (22) em Cuiabá para promover o quarto protesto seguido na semana. Desta vez, o intuito era manifestar repúdio contra a Proposta de Emenda Constitucional 37- a PEC 37.

Atualmente em tramitação no Congresso Nacional, mas com votação adiada, a PEC 37 deverá limitar o poder investigatório do Ministério Público (MP) caso aprovada. Por supostamente abrir brecha para crimes contra a administração pública, segundo seus detratores, a proposta tem sido apelidada de ‘PEC da Impunidade’.
Além de protestar contra a PEC, os manifestantes em Cuiabá aproveitaram para retomar a pauta dos atos anteriores na semana, como a luta contra a corrupção em geral e a cobrança por investimentos em áreas essenciais (como saúde, educação e transporte público), setores que estariam sendo deixados de lado devido às obras da Copa do Mundo de 2014.
Manifestação em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)Manifestantes saíram da Praça Alencastro com direção à Câmara Municipal. (Foto: Renê Dióz/G1)
Passeata
O ato deste sábado foi combinado por meio das redes sociais na internet e, segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas eram aguardadas. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 700 pessoas se concentraram a partir das 15h30 na Praça Alencastro, em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá, ponto inicial da passeata. O trânsito foi interrompido em todo o trajeto pela polícia e avenidas que nunca são vistas vazias ficaram desertas.
Manifestantes estavam em maior número ao descer a Avenida Isaac Póvoas. (Foto: Renê Dióz / G1)Manifestantes estavam em maior número ao
descer a Isaac Póvoas. (Foto: Renê Dióz / G1)
Com doze policiais e duas viaturas à frente, os manifestantes - com cartazes, bandeiras do Brasil, máscaras do personagem ‘V de Vingança’ e faixas - foram escoltados no trajeto pela Avenida Getúlio Vargas. Mais pessoas se juntavam à multidão ao longo do caminho. Por várias vezes, o grupo parava para reforçar as palavras de ordem.
Ao passar por bares e restaurantes da Getúlio Vargas e da Praça 8 de Abril, nos quais a partida entre Brasil e Itália era exibida, o grupo conclamava os clientes a participar.
“Vem pra rua” e “Você aí parado, está sendo roubado” eram gritos de guerra freqüentes neste momento. Vários clientes aplaudiam, assim como trabalhadores do comércio ao longo do Avenida Isaac Póvoas, por onde o grupo passou em maior número.
Ao chegar ao cruzamento com a Rua Comandante Costa, perto da Praça Rachid Jaudy, os manifestantes sentaram no asfalto. Moradores de um prédio ao lado aplaudiram. Esta foi a última parada antes de o grupo subir para a frente da Câmara Municipal.
Manifestação em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)Manifestantes passaram pela Câmara e já se organizaram para outros protestos. (Foto: Renê Dióz/G1)
Câmara
Lá, faixas e cartazes foram fixados na estrutura metálica que circunda o monumento do Centro Geodésico da América do Sul. Bombas foram estouradas no gramado em frente à Câmara, mas nenhum ato de vandalismo ou depredação foi registrado. Os manifestantes se concentraram ali, ocupando toda a largura da Rua Barão de Melgaço, por cerca de 20 minutos.
O ato estava para se encerrar, com os líderes chamando os manifestantes para a organização de outros protestos previstos – mas ainda não confirmados – para a próxima semana. Parte significativa do grupo se dispersou, mas a maioria ainda assim desceu a Barão de Melgaço de volta à Isaac Póvoas. O destino, desta vez, era a Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).
Como último ato, manifestantes sentaram-se no asfalto entre duas das principais avenidas de Cuiabá. (Foto: Renê Dióz / G1)Último ato, manifestantes sentaram-se entre duas
grandes avenidas de Cuiabá. (Foto: Renê Dióz / G1)
Sentados
No último trecho da Isaac Póvoas, dois manifestantes chegaram a ser detidos pela Polícia Militar.
O primeiro, que portava fogos de artifício, acabou sendo liberado após pressão dos manifestantes ao redor da viatura policial. Já o segundo, um menor de idade flagrado com uma bomba, acabou sendo encaminhado à delegacia.
Mais tarde, o tenente coronel Helder Taborelli informou que um outro garoto menor de idade foi apreendido por jogar pedras nas vidraças na Câmara Municipal.
Como último ato, os manifestantes alcançaram a Avenida Prainha e um grupo de 300 a 400, segundo policiais, sentaram-se no asfalto no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas. Ali, os manifestantes repetiram palavras de ordem enfatizando o repúdio à PEC 37, destacando que não deixarão de lutar contra a medida mesmo após o adiamento de sua votação no Congresso Nacional.
Depois deste instante, a orientação dos organizadores era de que os manifestantes se dispersassem e voltassem para casa. Por volta das 19h30 alguns manifestantes ainda se encontravam na Praça Alencastro, mas a maioria já havia retornado para casa, segundo a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário