MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Protesto na BA reúne multidão contra aumento de tarifas de ônibus no país


Mobilização acontece na tarde desta segunda-feira (17), na Avenida ACM.
Manifestação foi pacífica e se concentrou entre a ACM e a Av. Paralela.

Egi Santana Do G1 BA

Jovem erguem cartazes em protesto, nesta segunda-feira (17), em Salvador (Foto: Jairo Gonçalves / Arquivo Pessoal)Jovens erguem cartazes em protesto em Salvador (Foto: Jairo Gonçalves / Arquivo Pessoal)
Milhares de pessoas iniciaram em Salvador, na tarde desta segunda-feira (17), o protesto em apoio ao "passe-livre" e às manifestações contra o reajuste da tarifa do transporte público em São Paulo e em outras cidades do país. A estimativa da Polícia Militar é que quatro mil pessoas participaram do protesto na capital baiana, informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). (No vídeo, imagens do movimento e de um carro que passou em meio ao ato e foi travado).
O grupo se concentrou na Praça Newton Rique, na Avenida ACM, por volta das 16h, para definição do trajeto, e seguiu em direção à Avenida Tancredo Neves, centro empresarial da cidade. Eles decidiram suspender a meta de chegar à região da Arena Fonte Nova, estádio que recebe os jogos da Copa das Confederações, e caminham pela região da Avenida Paralela.
Por volta das 18h, o grupo parou no início da Avenida Paralela e foram em direção à Estação de Transbordo. Por volta das 19h30, os jovens voltaram ao ponto de partida, que é a Praça Newton Rique, para finalizar o movimento. Parte dos manifestantes disse que iria tentar o "passe-livre", ou seja, entrar pela porta da frente dos ônibus.
Mobilização vista do alto de um prédio na Av. ACM, na região do Iguatemi, em Salvador (Foto: Arquivo Pessoal)Mobilização vista do alto de um prédio na Av. ACM, na região do Iguatemi, em Salvador (Foto: Arquivo Pessoal)
O trânsito está bastante congestionado na região da Paralela, sentido centro, por volta das 19h. A Transalvador orienta que os condutores sigam pela BR-324.
A Polícia Militar e o Esquadrão Águia, também da PM, acompanham o grupo e ajudam a organizar o trânsito ao longo do percurso. Diversos condutores que passam pelo local têm manifestado apoio aos participantes do movimento através de buzinaços.
Praça Newton Rique, na Avenida ACM, para definição do trajeto (Foto: Egi Santana / G1 BA)Praça Newton Rique, na Avenida ACM, para definição do trajeto (Foto: Egi Santana / G1 BA)
  •  
Movimento Passe Livre Salvador, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1 BA)Movimento foi iniciado na região do Shopping Iguatemi (Foto: Egi Santana/G1 BA)
A mobilização foi organizada pelo "Movimento Passe Livre Salvador", em solidariedade aos protesto na capital paulista e em outras cidades do país. Eles pedem melhorias do transporte público, da mobilidade urbana e da acessibilidade em Salvador. O grupo reivindica passe livre para todos os usuários do transporte público, que seria 100% subsidiado pelo poder público.
"Esse é um movimento verdadeiro, ordeiro e pacífico. A nossa ideia é fazer com que pessoas venham para a luta", afirmou o estudante de curso técnico da Instituto Federal da Bahia, um dos participantes. "Essa é uma demonstração de que a juventude acordou, saiu às ruas", diz Ruan Phillipe, que também comparece ao ato.
Em Salvador, a tarifa de ônibus é R$ 2,80 e não há previsão de reajuste até o momento. Na tarde desta segunda-feira (17), os empresários firmaram acordo com os rodoviários de 9% de reajuste salarial, cancelando a greve da categoria, que estava marcada para o dia 18.
  •  
Movimento Passe Livre Salvador inicia primeiro dia de protesto (Foto: Egi Santana / G1 BA)Movimento Passe Livre Salvador inicia primeiro dia de protesto (Foto: Egi Santana / G1 BA)
Movimento Passe Livre Salvador, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1 BA)Manifestantes caminham em direção à Avenida Tancredo Neves (Foto: Egi Santana/G1 BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário