MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

Produtores investem na expansão do cultivo de hortaliças orgânicas em MS


Pesquisador senegalês ministrou aula de economia e gestão de negócios.
Projeto Pais também vai ser implantado em Três Lagoas e Selvíria.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Famílias que cultivam hortaliças orgânicas em Campo Grande, pelo projeto Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), estão investindo na expansão da produção. O sistema que une várias culturas em um mesmo espaço começou a ser implantado em Mato Grosso do Sul há cinco anos. Reportagem do MS Rural deste domingo (16) mostrou que o que antes era apenas uma opção de agricultura de subsistência, agora é oportunidade de negócio.

Produtores tiveram aula de economia e gestão de negócios com o pesquisador senegalês Aly Ndiaye, idealizador da metodologia. A iniciativa faz parte do projeto Pais, que já chegou a mais de 350 propriedades no estado.

“Hoje existe um nicho de mercado de produtos agroecológicos, que precisa ser ocupado. E pensamos nos pequenos produtores, porque agroecologia mostra que tem o perfil do pequeno produtor”, explica o pesquisador.
Uma área de dois hectares em um assentamento em Terenos é um dos exemplos bem-sucedidos do sistema. Há cinco anos, o produtor rural Geraldo Caetano Cachoeira produz verduras orgânicas que são vendidas em feiras livres da região. Em um mesmo espaço estão hortaliças orgânicas, milho, frutas e, ao centro, criação de galinhas.

As folhas secas recolhidas no quintal são agregadas às fezes das galinhas e ali mesmo é feita a compostagem do material. Essa mistura vira adubo orgânico que depois é utilizado nos canteiros. O que sobra das frutas e verduras serve de alimento para os animais e os ovos produzidos também são consumidos pela família.

“Tudo o que a gente tem dentro da propriedade é aproveitado para trazer um custo-benefício, ou seja, vai reduzir aquela despesa com produto. Então a gente procura utilizar de toda matéria-prima dentro da propriedade”, relata Cachoeira.

O projeto Pais também vai ser implantado em Três Lagoas e Selvíria. Nos próximos dias, os produtores desses municípios vão participar de um curso com o engenheiro agrônomo senegalês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário