Pesquisador senegalês ministrou aula de economia e gestão de negócios.
Projeto Pais também vai ser implantado em Três Lagoas e Selvíria.
Produtores tiveram aula de economia e gestão de negócios com o pesquisador senegalês Aly Ndiaye, idealizador da metodologia. A iniciativa faz parte do projeto Pais, que já chegou a mais de 350 propriedades no estado.
“Hoje existe um nicho de mercado de produtos agroecológicos, que precisa ser ocupado. E pensamos nos pequenos produtores, porque agroecologia mostra que tem o perfil do pequeno produtor”, explica o pesquisador.
As folhas secas recolhidas no quintal são agregadas às fezes das galinhas e ali mesmo é feita a compostagem do material. Essa mistura vira adubo orgânico que depois é utilizado nos canteiros. O que sobra das frutas e verduras serve de alimento para os animais e os ovos produzidos também são consumidos pela família.
“Tudo o que a gente tem dentro da propriedade é aproveitado para trazer um custo-benefício, ou seja, vai reduzir aquela despesa com produto. Então a gente procura utilizar de toda matéria-prima dentro da propriedade”, relata Cachoeira.
O projeto Pais também vai ser implantado em Três Lagoas e Selvíria. Nos próximos dias, os produtores desses municípios vão participar de um curso com o engenheiro agrônomo senegalês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário