MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de junho de 2013

'População tem voz', diz membro de movimento sobre passe livre no ES


Ele acredita que decisão da Ales sobre gratuidade seja efeito de protestos.
Walmir é um dos organizadores de manifestações que ocorreram no estado.

Juliana Borges Do G1 ES

Universitário Walmir Junior negocia com PM durante protesto. (Foto: Reprodução/TVE)Universitário Walmir Junior negocia com PM
durante protesto. (Foto: Reprodução/TVE)
A aprovação da gratuidade do transporte público em todo o Espírito Santo, para estudantes das redes públicas estadual e federal, que ocorreu nesta terça-feira (18) por parte dos deputados estaduais, agradou os organizadores de manifestações em favor do tema. O universitário Walmir Junior, que ajudou a organizar e divulgar os protestos que ocorreram em favor do 'Passe Livre', em 2012, e o que ocorreu nesta segunda-feira (17), acredita que seja uma prova de que a população tem voz.
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2012 já era válida para estudantes da Grande Vitória e agora a proposta se estendeu. Ela foi aprovada em segundo turno de votação, em seguida, a proposta vai ser enviada ao governador do estado, responsável pela regulamentação da lei. Ainda não há prazo estipulado para isso, segundo a Assembleia Legislativa do estado (Ales).
O universitário Walmir Junior acredita que as manifestações que estão ocorrendo em todo o país, inclusive no Espírito Santo, já estão surtindo efeito. “Essa assistência agora vai mudar a cara do Espírito Santo. Além da Grande Vitória, temos estudantes espalhados em todo o estado, inclusive da Ufes, que necessitam desse auxílio. Isso mostra que a população tem voz, mas ainda há muito o que melhorar, não só nessa área”, falou.
Histórico
Em dezembro de 2012, a Ales aprovou o projeto que isentava estudantes de pagar passagem no sistema Transcol. Já em fevereiro de 2013, foi anunciado o cadastro gratuito no sistema para estudantes do ensino superior e técnico da rede pública da Grande Vitória, além dos inscritos nos programas “Nossa Bolsa”, “Universidade para Todos” (ProUni) e do “Fundo de Financiamento Estudantil” (Fies).
De acordo com o autor da nova PEC, o deputado Genivaldo Lievore, a extensão da gratuidade seria uma forma de corrigir a desigualdade de tratamento entre estudantes capixabas. Para receber o benefício, os interessados deverão comprovar insuficiência de renda familiar para a aquisição de passagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário