MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Paralisação de odontólogos em Manaus chega ao terceiro dia


Dentistas das 'Casinhas de Saúde' paralisaram atividades nesta semana.
Categoria cobra alteração da base de cálculo dos salários e insalubridade.

Adneison Severiano Do G1 AM

Dentistas grevistas permanecem acampados defronte à Prefeitura de Manaus (Foto: Girlene Medeiros G1/AM)Dentistas grevistas permanecem acampados defronte à Prefeitura de Manaus (Foto: Girlene Medeiros G1/AM)
Desde última terça-feira (25), cerca de 1.200 pessoas não estão recebendo atendimento odontológico diariamente na rede municipal de saúde. A estimativa é do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Amazonas. Os odontologistas que atuam nas chamadas “Casinhas de saúde”, da Prefeitura de Manaus, deflagraram greve por melhorias trabalhistas e aguardam compromisso formal de atendimento das reivindicações da categoria para encerrar a paralisação.
Segundo o vice-presidente da entidade sindical, Alysson Soares, aproximadamente 70 profissionais que atuam nas "Casinhas de Saúde" aderiram à paralisação. Um grupo de dentistas permanece acampado em frente à sede Prefeitura de Manaus, na Compensa, Zona Oeste da capital.
"Não desejamos afetar a população, por isso esperamos um posicionamento oficial da prefeitura para terminar essa paralisação. Basta a prefeitura garantir que ela vai alterar a tabela do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e o cálculo da insalubridade desses profissionais será calculado sobre 40 horas e não 20 horas como é feito atualmente”, enfatizou o líder sindical.
Dentre as reivindicações, a categoria cobra a equiparação da jornada de trabalho com salário. De acordo com o dentista Carlos Menezes, todos os reajustes feitos até o momento incidem sobre a jornada de 20h. “Porém, assinamos contrato de 40 horas”, reclamou.
A dentista Pedrina Dária contou que desde 2006 a jornada de trabalho foi ampliada, mas o salário não acompanhou a mudança. “A carga horária dobrou e o salário não. Sem contar a insalubridade que não recebemos o valor correto”, disse a grevista.
Integrante do movimento dos dentistas se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com representa da Prefeitura de Manaus. Conforme Alysson Soares, a categoria ainda não foi recebida para discutir os pleitos com o secretário Municipal de Saúde (Semsa), Evandro Melo.
A assessoria de comunicação da Semsa rebateu a informação e afirmou que os grevistas foram recebidos pelo secretário na terça, quando a greve foi deflagrada. "Uma comissão composta pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) e da Secretaria Municipal de Administração está analisando a alteração do Projeto de Lei. Em agosto, quando acaba o recesso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a prefeitura irá encaminhar o projeto para modificar o Plano de Cargos Carreiras e Salários”, informou a Semsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário