MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Movimento 'O Vale Acordou' protesta por melhorias e contra a corrupção


Grupo se reuniu em Petrolina (PE) e segue para Juazeiro, no norte da BA.
Com cartazes e caras pintadas, cerca de 1.200 pessoas participam da ação.

Do G1 BA

Protesto em Petrolina, Juazeiro (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)Grupo se reuniu em Petrolina e segue para Juazeiro (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)
Cerca de 1.200 pessoas do movimento "O Vale Acordou" se reuniram em protesto na manhã desta quinta-feira (27), no município de Petrolina (PE), e segue para Juazeiro, cidade com a qual faz divisa no norte da Bahia.
O grupo se reuniu às 8h30 e se concentrou em frente à prefeitura de Petrolina. Com cartazes e caras pintadas, os integrantes chegaram a bloquear as principais vias da cidade.
A manifestação pacífica reúne estudantes, representantes de comunidades e categorias profissionais.
Entre as reivindicações estão pedidos pelo fim da corrupção e melhorias na educação, saúde e transporte público.
Protesto em Petrolina, Juazeiro (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)Concentração na prefeitura de Petrolina (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)
Protesto em Petrolina, Juazeiro (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)Estudantes, representantes de comunidades e categorias profissionais pedem melhorias na saúde, educação e transporte público (Foto: Carlos Britto/ Blog do Carlos Britto)
Outros protestos
Moradores das cidades baianas de Ilhéus, Mucuri, Vitória da Conquista e Barreiras fizeram manifestações na quarta-feira (26) para pedir, principalmente, pela melhoria no transporte público no país e pela melhora na administração pública dos municípios.
Em Ilhéus, região sul do estado, centenas de pessoas fizeram uma manifestação durante a tarde pelas ruas do centro. A concentração ocorreu às 14h, mas o grupo só iniciou caminhada por volta das 16h. Eles se encontraram na praça Dom Eduardo, em frente ao Teatro Municipal, de onde partitram. Até o início da noite, a manifestação percorreu as ruas da cidade. O grupo fechou parte da Avenida Tiradentes e a Praça Cairu. A mobilização ocorreu de maneira pacífica e organizada, segundo a polícia.
"Além do transporte de qualidade, nós estamos pedindo a diminuição da tarifa do transporte público de Ilhéus", disse o produtor audiovisual Marcos Alcântara.
Protesto (Foto: Camila dos Anjos/TV Santa Cruz)Protesto em Ilhéus percorreu ruas do centro
(Foto: Camila dos Anjos/TV Santa Cruz)
Um dos locais por onde passou a manifestação é o "calçadão", onde se concentra o comércio da cidade. As ruas estavam com movimento pequeno de pessoas e veículos devido à liberação de muitos trabalhadores por causa da realização do jogo do Brasil contra a seleção do Uruguai, que começou às 16h desta quarta.
Em Mucuri, no extremo sul, o protesto foi durante a manhã. Por volta das 6h, manifestantes queimaram pneus na BR-101, na altura do distrito de Itabatã. A pista ficou bloqueada por cerca de uma hora, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo os manifestantes, o protesto foi contra o descaso do dinheiro público no país, pela melhoria do transporte de universitários das cidades vizinhas e pela emancipação política do distrito de Itabatã. O congestionamento chegou a 5 km, informou a PRF.
Em Barreiras, cerca de 600 pessoas protestaram durante a noite. A principal reivindicação dos manifestantes é pela melhoria do transporte público na cidade. Uma Organização Não Governamental (ONG) de Inclusão Social também participou do protesto e pediu maior acessibilidade para os deficientes físicos.
Já em Vitória da Conquista, no sudoeste, um grupo com aproximadamente 50 pessoas fechou as duas vias de parte da BR-116, trecho que passa dentro da cidade. Os manifestantes levaram cartazes com pedidos de melhorioas no transporte público na educação. Eles estavam divididos entre afiliados a partidos políticos e manifestantes que não queriam a presença de partidários.
Manifestações
As manifestações ocorrem em todo o país e começaram com o pedido de redução do valor das passagens e pedido de passe livre no transporte público em São Paulo. Os protestos se espalharam por todo o país e as exigências também aumentaram. Manifestantes protestam por educação de qualidade, transporte, contra a corrupção, dentre outros motivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário