MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Oito são detidos em protesto contra valor da tarifa de ônibus, em Manaus


Segundo PM, manifestantes tentavam depredar o patrimônio público.
Polícia usou bombas de efeito moral e balas de borracha na ação.

Marina Souza Do G1 AM

Tumulto aconteceu no Terminal 1, no Centro de Manaus (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)Tumulto aconteceu no Terminal 1, no Centro de
Manaus (Foto: Rômulo de Sousa/G1 AM)
Oito manifestantes foram detidos durante protesto contra o valor da tarifa da passagem de ônibus, na noite desta quinta-feira (13), no Terminal de Ônibus 1, localizado no Centro de Manaus. De acordo com a Polícia Militar (PM), os manifestantes tentavam depredar o patrimônio público.
O protesto contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, segundo a PM. A principal reivindicação é que o preço da passagem de ônibus sofra redução. O último reajuste foi feito na última semana, caindo para R$ 2,90, mas, para os manifestantes, a má qualidade do transporte coletivo da cidade não justifica o valor.
"Sabemos que este preço é muito alto para os ônibus daqui. Dez centavos ainda é pouco. Além disso, se você deixa de pagar dez centavos, é expulso do ônibus. Se paga com R$ 3 e o cobrador não tem dez centavos de troco, você é obrigado a aceitar calado", disse o estudante Eric Farley, de 18 anos.
Ainda de acordo com o estudante, os policiais ameaçavam os manifestantes durante o protesto. "A manifestação começou pacífica. Seguimos por todo o Centro, mas eles já vinham falando para termos cuidado. Vários policiais seguiam dizendo que tinham gás lacrimogênio suficiente para todo mundo, que tinham bomba, para ficarmos comportados", completou Farley.
O major Humberto, da PM, disse, em entrevista ao G1, que o protesto foi pacífico até manifestantes ameaçarem "fazer baderna". "Os manifestantes pediam a presença do prefeito Artur Neto e ameaçaram fazer baderna. Fomos obrigados a intervir", afirmou.
Policiais da Ronda no Bairro, Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), Tropa de Choque e Força Tática ocuparam o terminal. Eles usaram bombas de efeito moral e balas de borracha na ação. A polícia não confirmou a informação de que manifestantes foram feridos e informou que não houve registro de depredação no local.
Os manifestantes detidos foram encaminhados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Praça 14, Zona Sul da capital. A Polícia Civil informou que dentre os oito detidos há pessoas com ferimentos e que todos deverão ser liberados após prestarem depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário