MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 21 de junho de 2013

'Me sento para conversar com 10 mil', diz Cid Gomes sobre protestos


Governador do Ceará se reuniu com 9 manifestantes nesta sexta-feira (21).
O encontro foi em sala da presidência da Assembleia Legislativa.

Do G1 CE

Governador dá entrevista na saíde de reunião com manifestantes (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Governador dá entrevista na saíde de reunião com
manifestantes (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
O governador Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio e um grupo de nove manifestantes se reuniram na tarde desta sexta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. O encontro durou mais quase duas horas e foi a portas fechadas. Na saída, o governador afirmou estar satisfeito com a reunião, apoiar os protestos e se dispôs a um diálogo maior com os participanetes do movimento.
"Eu estou na vida pública por vontade de servir e por sonhar em ajudar a construir um mundo melhor que é o mesmo sonho que eles têm. Então, acho que temos tudo a ver", afirmou. O governador também disse querer ter uma reunião com mais manifestantes. "Eu estarei disposto a conversar com cem. Se o desejo é conversar com os 10 mil, eu me sento para conversar com os 10 mil".
O estudante de administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gabriel Bonadies, participou da reunião. "O governador e o prefeito não tinham se pronunciado até hoje. Foi feito uma abertura e agora é momento de dialogar". Segundo ele, o governador sugeriu uma reunião com 100 pessoas na Assembleia e outra, entre 5 mil a 10 mil pessoas no Centro de Eventos. Nenhuma reunião ficou marcada. "Vamos entrar em contato com as lideranças do movimento", disse.
O grupo de manifestantes que se reuniu com o governador e a prefeitura reforça que os presentes na reunião não líderes do movimento. Segundo Gabriel Bonadies, na manifestação da quinta-feira (20), o comandante da Polícia Militar chamou os estudantes e agendou um encontro nesta sexta-feira com o presidente da Assembleia Legislativa.
Reunião na manhã desta sexta-feira (21) (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Reunião na manhã desta sexta-feira (21) (Foto: TV
Verdes Mares/Reprodução)
Pautas
As principais pautas levadas pelo grupo desta sexta-feira (21) foram a redução da passagem de ônibus de R$ 2,20 a R$ 2, as ações policiais durante a manifestação da última quarta-feira (19) e a posição do governo contra a PEC 37. Também participaram da reunião o secretário municipal de Educação, Ivo Gomes, e o secretário municipal de Conversação e Serviços, João Pupo.
O governador afirmou que as reinividicações dos protestos precisam entrar em um planejamento com metas e responsabilidades. Cid Gomes também afirmou que os casos de abuso da polícia no ato de quarta-feira (19) serão levados e examinados pela Corregedoria Geral de Disciplina.
Sobre a redução da passagem de ônibus, Ivo Gomes afirmou apoiar a reivindicação e disse que aos manifestantes que tramita na Justiça um recurso da Prefeitura de Fortaleza contra a última decisão judicial a favor da passagem de R$ 2. " Vamos acompanhar a celeridade desse processo na Justiça", disse um dos manifestantes.
Na reunião com os manifestantes, o governador Cid Gomes diz ter se posicionado pessoalmente contra a PEC 37. "Eu não tenho nenhum problema de dizer que sou contra a PEC desde que se aprimore os instrumentos de fiscalização do Ministério Público. Isso não é uma posição de governo, é uma posição pessoal minha", disse.
Plebiscito
Os manifestantes também citaram as obras "faraônicas" do governo, entre elas o Acquário do Ceará. O governador afirmou estar aberto para que a obra na Praia de Iracema seja decidida por votação popular, por meio de um plebiscito.
"Se há questionamentos, eu não tenho problema nenhum em colocar isso numa decisão de plebiscito. Eu penso que a maior parte vai ser a favor e não tenho nenhum problema em submeter isso. Se forem contra, eu terei toda a humildade".
Palácio da Abolição ficou tomados de manifestantes (Foto: Carla Uchôa/Arquivo Pessoal)Palácio da Abolição ficou tomado de manifestantes na quinta-feira (21) (Foto: Carla Uchôa/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário