MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Manifestação em Berlim faz apoio aos protestos no Brasil


Ato foi organizado por brasileiros e teve cooperação da polícia.
Segundo organizadores, a marcha contou com 400 pessoas.

Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

  •  
Brasileiros fazem manifestação neste domingo (16), em Berlim (Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)Brasileiros fazem manifestação neste domingo (16), em Berlim
(Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)
Brasileiros fazem manifestação neste domingo (16), em Berlim (Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)Ato apoia protestos em São Paulo
(Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)
Um grupo de brasileiros realizou neste domingo (16), em Berlim, na Alemanha, uma manifestação em apoio aos protestos que estão ocorrendo no Brasil, em sua maioria contra o aumento de tarifas de transporte público. O ato contou com a escolta da polícia e não houve nenhum caso de tumulto.
De acordo com os organizadores, cerca de 400 pessoas participaram da marcha, a maioria de brasileiros, que foi planejada por redes sociais. A manifestação também contou com a participação de alguns turcos.
"Na sexta de manhã, depois da truculência da noite de quinta em São Paulo, a gente resolveu fazer a nossa parte por aqui também, para chamar a atenção da mídia internacional e dar apoio aos que estão apanhando no Brasil", diz Juliana Rebelo Doraciotto, publicitária, de 25 anos, uma das organizadoras do evento, que mora em Berlim desde 2012.
"Tenho dezenas de amigos e conhecidos que estão envolvidos com as manifestações em São Paulo. São pessoas que estão 'dando cara a tapa' e queremos mostrar que estamos aqui vendo elas", explica Ana Paula Freitas, jornalista de 25 anos. Natural de Santo André, na região do ABC Paulista, ela vive em Berlim há um ano.
A manifestação foi autorizada pela prefeitura da cidade e a polícia escoltou os manifestantes. "Aqui é tudo muito organizado e foi muito maior do que esperávamos. Cantamos o hino do Brasil nas ruas", acrescenta Ana Paula. "No final, um policial até tirou foto com a gente", disse a jornalista.
Brasileiros conversam com policiais durante manifestação neste domingo (16), em Berlim (Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)Brasileiros conversam com policiais durante
manifestação neste domingo (16), em Berlim
(Foto: Juliana Rebelo Doraciotto/Arquivo pessoal)
No módulo de manifestação acordado entre os brasileiros e a prefeitura da cidade, era permitido o uso de mega-fone a possibilidade de cantar - o uso de máscaras e instrumentos musicais não estava liberado. De acordo com Ana Paula, uma manifestação similar também ocorreu neste domingo em Dublin.
Integração com turcos
Apesar de cerca de 90% dos participantes serem brasileiros, os turcos também se destacaram no protesto em Berlim. "Eles iam fazer um protesto na sequência do nosso e acabaram e acabamos nos juntando", relata Ana Paula.
"Tivemos muito apoio do movimento turco. Eles emprestaram um mega-fone para a gente e mais ou menos 5 pessoas foram do início ao fim da passeata ao nosso lado
cantando em português e falando de vinagre. Foi muito emocionante", acrescenta Juliana.
Brasileiros fazem manifestação neste domingo (16), em Berlim  (Foto: Ana Paula Freitas/Arquivo pessoal)Brasileiros fazem manifestação neste domingo (16), em Berlim (Foto: Ana Paula Freitas/Arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário