Segundo Amazonastur, Manaus possui 101 hotéis adequados a turistas.
Barcos de turismo e motéis de luxo devem ser hospedagens alternativas.
Entrada de hotel na Zona Sul de Manaus
(Foto: Romulo Sousa/G1 AM)
Copa de 2014 se aproximando e Manaus
ainda necessita de maior oferta de hotéis para hospedar turistas
nacionais e internacionais que vão desembarcar na capital. Normalmente
no mês de junho, época da Copa 2014, a Empresa Estadual de Turismo do
Amazonas (Amazonastur) registra 50 mil visitantes na cidade. Os turistas
por ocasião dos jogos serão adicionados a este número. Para atender a
demanda, seis novos hotéis devem ser inaugurados até a realização do
mundial conforme a Amazonastur.(Foto: Romulo Sousa/G1 AM)
Segundo informações da secretaria, Manaus possui 101 empreendimentos hoteleiros com adequação para receber turistas, o que representa 5.582 unidades habitacionais e 11.058 leitos. Mais 1.580 unidades habitacionais e 2.564 leitos serão adicionados com os seis novos hotéis.
A um ano da Copa, cinco dos seis novos empreendimentos estão em fase de planejamento e construção. As novas hospedagens estarão localizadas na Avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul; Rua 10 de Julho, no Centro; e no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste. O sexto novo hotel está em fase de conclusão.
Somando os atuais e novos hotéis às hospedagens alternativas, Manaus deve contar com 175 empreendimentos que representam 9.126 unidades habitacionais e 18.023 leitos. Além disso, de acordo com o Governo, a Amazonastur publicou edital de cadastramento de interessados em ofertar imóveis para serviço de hospedagem alternativa.
A preocupação com a quantidade e adequação de leitos é pertinente principalmente porque, além dos visitantes, os jogadores estrangeiros e o corpo técnico e organizador da Federação Internacional de Futebol (Fifa) diminuem a oferta de leitos. "O contrato com a Fifa, feito quando iniciaram as definições para a Copa, já incluía as informações sobre os hotéis que eles vão ficar, mas essas são informações sigilosas", explicou Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora de Projetos da Copa no Amazonas.
Ao longo da semana, o G1 tentou verificar com a Amazonastur a expectativa de visitantes e demais aspectos relacionados ao investimento no setor hoteleiro de Manaus para a Copa. No entanto, a reportagem foi informada que a titular Oreni Braga estava voltada para agenda de compromissos relacionados ao Festival de Parintins deste ano.
Preço da hospedagem
As tarifas cobradas na rede hoteleira também deverão passar por fiscalização. Na última quinta-feira (13), o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés, afirmou que as tarifas cobradas para o período da Copa do Mundo de 2014 terão de ser revistas sob pena do Brasil não conseguir atrair os 600 mil estrangeiros esperados para o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário