MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 18 de junho de 2013

Grupo faz 'miniprotesto' em frente ao Congresso Nacional


Cerca de 50 estudantes foram para o Legislativo com cartazes e apitos.
Mais cedo, parte do grupo havia se reunido no Museu da República.

Do G1 DF

Um grupo de cerca de 50 estudantes fez um "miniprotesto" em frente ao Congresso Nacional por volta das 19h30 desta terça-feira (18). Com apitos, bandeiras e cartazes, eles se abraçaram e se ajoelharam no gramado e cantaram o hino nacional. Eles gritavam: "Copa do Mundo eu abro mão, quero dinheiro para saúde e educação". O protesto durou cerca de 20 minutos.
Estudantes no início da noite desta terça em protesto em frente ao Congresso Nacional (Foto: Fabiano Costa/G1)Estudantes no início da noite desta terça em protesto em frente ao Congresso Nacional (Foto: Fabiano Costa/G1)
O mesmo grupo esteve mais cedo no Complexo da República, na Esplanada dos Ministérios, à espera de uma nova manifestação, que não estava programada. "Nós viemos aqui porque ontem [segunda] a gente ouvia que hoje ia ter mais", afirmou o estudante Victor Vaneli.
Com o rosto coberto por lenços, outro grupo, de cinco jovens, passou em frente aos policiais que estavam na praça cantando “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. Em seguida, os estudantes seguiram para o Congresso.
Com um cartaz na mão com os dizeres "Aids ou câncer, o que governar?", Vaneli disse que estava na Esplanada "para protestar contra os governos". Ele disse que o cartaz era uma associação entre doenças e governantes. "Qual doença você escolhe para governar a sua vida?", indagou quando explicava o sentido do cartaz.

Na manifestação desta segunda, ele foi com outro cartaz, em que estava escrito "Palhaços fardados", em uma crítica à polícia. Segundo ele, o objetivo era criticar a violência policial e os políticos brasileiros.
Grupo de manifestantes grita palavras de ordem em frente ao Congresso nesta terça (Foto: Fabiano Costa/G1)Grupo de manifestantes grita palavras de ordem em frente ao Congresso nesta terça (Foto: Fabiano Costa/G1)
Vaneli afirmou que nesta segunda, antes da manifestação, já havia protestado contra o chefe dele. Ele resolveu não ir trabalhar para comparecer ao protesto. Foi demitido.
Policiamento
No final da tarde desta terça, o comando da Polícia Militar do DF colocou 320 homens de prontidão na Esplanada dos Ministérios no final da tarde desta terça-feira (18) depois de receber informações de que uma manifestação como a realizada nesta segunda poderia ocorrer no local. Os policiais foram distribuídos entre o Complexo Cultural da República e o Congresso Nacional.
Estudantes se concentram para protesto no Museu da República, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)Estudantes se concentram para protesto em frente ao Museu da República, em Brasília (Foto: Káthia Mello/G1)
De acordo com o tenente-coronel Maurício Gouveia, do 6º Batalhão da PM, foram deslocados ônibus, motos, carros e até um helicóptero para acompanhar a manifestação que não existiu.
O coronel disse que a operação é “preventiva”. Ele disse que a PM recebeu informações do serviço de inteligência de que uma nova manifestação poderia ocorrer nesta terça. "Já está pegando fogo no Rio e em São Paulo, a gente veio para cá. Não podemos nos dar o luxo de errar."
Nesta segunda,. cerca de 10 mil pessoas protestaram em frente ao Congresso contra os gastos do país com as copas do Mundo e das Confederações e em apoio às manifestações em São Paulo contrárias ao reajuste das tarifas de transporte público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário