MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Grupo de 400 trabalhadores faz 3º dia de bloqueio em rodovia de MT


Cerca de sete assentamentos estão envolvidos no bloqueio.
Manifestantes pedem documentação de posse de terras.

Do G1 MT

Manifestantes bloquearam BR-163 nesta terça-feira (18) (Foto: Assessoria/ MST)Manifestantes bloqueiam BR-163 nesta quinta.
(Foto: Assessoria/ MST)
Cerca de 400 trabalhadores rurais, ligados ao Movimento Sem-Terra (MST), voltaram a bloquear a BR-163 na manhã desta quinta-feira (20), entre as cidades de Sinop e Itaúba, a 503 e 599 km de Cuiabá. O bloqueio é um protesto a favor da regularização de seis assentamentos localizados nos municípios de Cláudia e União do Sul, a 608 e 689 quilômetros da capital. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio ocorre no quilômetro 890.
As principais reivindicações dos assentados são a documentação de posse da terra e ainda a suspensão das obras de uma usina hidrelétrica, que está sendo construída na região.“Nessa manhã chegaram mais 50 pessoas do assentamento Zumbi dos Palmares, e de tarde deve chegar mais um ônibus com os assentados de Nova Guarita”, disse Marciano da Silva, coordenador do movimento.

A assessoria da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informou que as exigências do assentados estão sendo atendidas na 'medida do possível' e que para a manhã desta quinta-feira está marcada uma reunião com o Incra e a Ouvidoria Agrária Regional. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) também deve se posicionar na reunião.
Segundo Marciano, os órgãos envolvidos não deram uma posição aos trabalhadores. “Eles querem marcar uma reunião para julho, mas para nós é tarde já que o leilão da usina acontece em agosto”, pontuou.
Os assentados continuam permitindo a passagem de veículos com pacientes em tratamento e ambulâncias. No entanto o bloqueio deve permanecer por tempo indeterminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário