MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Fazendeiros fazem manifestação por paz no campo em Sidrolândia, MS


Manifestantes distribuíram panfletos nesta quinta (13), na BR-060.
Produtores pediram solução para ocupações dos índios nas fazendas.

Do G1 MS

Na manhã desta quinta-feira (13), fazendeiros de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, fizeram uma manifestação na BR-060, na saída para a capital, pela paz no campo. Segundo o presidente do sindicato rural do município, Osório Luiz Straliotto, cerca de 200 pessoas participaram da ação e distribuíram panfletos para os motoristas.
Os manifestantes também pediram uma solução para as ocupações dos índios da etnia terena nas fazendas da cidade. "Queremos acabar com esse conflito e resolver essa questão da reintegração de posse. Quando vidas começam a ser levadas por causa desses confrontos, alguma coisa está errada", afirmou Stragliotto.
Ainda segundo o presidente, a manifestação também serviu como uma alerta. "Eles [índios] têm direito de reivindicar, mas não da forma que estão fazendo", finalizou. O protesto foi realizado até o início da tarde.
Reintegração de posse
No dia 30 de maio, o índio terena Oziel Gabriel morreu no confronto com policiais, durante o cumprimento da reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia. Os índios foram retirados da fazenda pelos policiais, mas voltaram a invadir a área um dia após o cumprimento da reintegração.
No dia 2 de junho, a juíza federal Raquel Domingues dos Santos, em substituição na 1ª Vara Federal, determinou a desocupação da fazenda. A retirada dos índios deveria ser feita pela Funai, de forma pacífica, sob pena de multa diária de R$ R$ 1 milhão para a União, em caso de descumprimento. Esta decisão fazia parte de ação continuada de reintegração, já que, segundo a juíza, a ordem anterior não havia sido cumprida.
No dia 4 de junho, o índio terena Josiel Gabriel Alves, 34 anos, foi ferido com um tiro nas costas, próximo da fazenda São Sebastião, também em Sidrolândia. Ele foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande. Alves  pode ter sequelas neurológicas em decorrência da bala, que está alojada na 7ª vértebra da coluna cervical.
No dia 5 de junho, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) suspendeu a ordem de reintegração de posse na fazenda Buriti.
No dia 7 de junho, a tropa da Força Nacional foi para o local . No total, 110 integrantes do grupo monitoram as estradas de acesso das fazendas invadidas pelos índios. A permanência deles no local foi determinada pelo Ministério da Justiça, para evitar conflitos entre índios e produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário