MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 4 de junho de 2013

Entidades ambientais do Brasil e do Peru realizam encontro no Acre


Encontro discute impactos na região de fronteira entre os dois países.
Grupo realiza uma conferência na Biblioteca da Floresta, nesta quarta.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

Carreteira Interoceanica em Cusco, no Peru (Foto: Aline Queiroz / Arquivo Pessoal)Estudos sobre o impacto de obras de infraestrutura na froteira entre os dois países, como por exemplo a Carreteira Interoceanica, vão ser debatidos na conferência  (Foto: Aline Queiroz / Arquivo Pessoal)
Começou na segunda (3) a oficina “Corredores Socioambientais na Amazônia Brasileira e Peruana”, que ocorre no Centro de Formação dos Povos da Floresta, da Comissão Pró-Índio do Acre, em Rio Branco. O encontro pretende trabalhar até sexta-feira (7) na produção de mapas e análise dos dados existentes para demonstrar os impactos de infraestrutura na região de fronteira do Acre com o Peru.
A coordenadora da Comissão Pró-Indio (CPI-Acre), Malu Oacha, explica que o evento pretende subsidiar as políticas públicas relacionadas à integração dos dois países. "O objetivo de toda a semana é, justamente, juntar informações sobre as possíveis ameaças, por parte dos projetos de infraestrutura, que podem ocasionar nas áreas protegidas.  A ideia é que sirva de subsídio às políticas públicas, porque não podemos pensar na integração entre os dois países só na parte econômica, mas como que isso vai impactar os povos indígenas e a biodiversidade que existe nessa região", diz.
Durante o encontro, que ocorre nesta terça-feira (4), na Biblioteca da Floresta, uma conferência com o mesmo tema da oficina para apresentar informações das pesquisas produzidas na região de fronteira entre os dois países, assim como iniciativas indígenas para a proteção dos seus territórios.
A coordenadora conta que durante a conferência, que será aberta ao público, vão ser apresentados estudo sobre o impacto de obras de infraestrutura na fronteira entre os dois países.  "Será apresentada uma análise dos Impactos Socioambientais do caso da estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa, além da apresentação sobre o uso da cartografia indígena para a gestão territorial ambiental", conta Malu.
O encontro é realizado pelo Grupo Técnico Geográfico Transfronteiriço Acre - Ucayali (GTGTA) foi criado em junho de 2012, constituído por dez organizações não governamentais do Brasil e do Peru. Assim como entidades do governo, como a Universidade Federal do Acre (UFAC) e a Universidade Nacional de Ucayali (UNU). O grupo trabalha no intercâmbio de experiência e informações, integrando dados para desenvolver a capacidade técnica nas regiões, para aliviar os desafios socioambientais na Amazônia peruana e brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário