MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de junho de 2013

Em 3º dia de protestos, Salvador tem passeatas, confrontos e cinco presos


Grupos começaram a caminhar de forma organizada, mas houve embates.
SSP-BA estima que 2.500 tenham saído às ruas neste sábado (22).

Do G1 BA

Vale dos Barris (Foto: Lílian Marques/G1)PMs lançam bombas de gás lacrimogêneo em manifestantes que tentara furar bloqueio no Vale dos Barris (Foto: Lílian Marques/G1)
Pelo terceiro dia em uma semana, Salvador foi cenário de manifestações na ruas da cidade. Desta vez, um grupo menor de pessoas - em relação ao ato realizado na quinta-feira (20), participou da protesto "Passe Livre Salvador" neste sábado (22). As ações começaram calmas, mas houve registros de confusão e embate no Vale dos Barris e na Avenida ACM, em frente ao Shopping Iguatemi.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, a estimativa é de 2.500 pessoas tenham saídos às ruas em mobilizações diferentes.
Cinco pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido. De acordo com a polícia, eles estavam envolvidos em suspeitas de depredação de patrimônio público, arrombamento de loja e porte de coquetel molotov.
Por volta das 14h, uma parte dos manifestantes se concentrou no Campo Grande, centro da capital baiana, de onde seguiram para pontos importantes da cidade.
Eles fizeram passeatas pacíficas fechando as avenidas ACM, Lucaia, Bonocô e Tancredo Neves. O trânsito ficou bastante complicado nas regiões. Outro grupo organizado saiu da região do Iguatemi. As duas mobilizações se cruzaram na altura da Avenida Garibaldi, no trecho do bairro de Ondina.
Avenida Garibaldi tomada por manifestantes (Foto: Egi Santana/G1)Avenida Garibaldi tomada por manifestantes de maneira organizada e pacífica (Foto: Egi Santana/G1)
Um grupo pequeno e isolado de manifestantes chegou ao Vale dos Barris, local próximo à Arena Fonte Nova, estádio onde aconteceu o jogo entre Brasil e Itália durante a tarde. No local houve confronto com a Polícia Militar. Bombas foram disparadas e houve correria. Um grupo tentou furar a barreira da polícia e foi impedido por policiais.
Os manifestantes soltaram fogos de artifício, jogaram pedras nos policiais e queimaram objetos em dois conteineres de lixo e os colocaram na via para impedir o avanço da PM. A polícia revidou com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
Após cerca de 30 minutos de confronto, os manifestantes subiram o Vale dos Barris em direção ao centro e se dispersaram. Um homem de 53 anos foi preso depredando o patrimônio público. A polícia afirmou que ele foi flagranteado por dano qualificado e será encaminhado para o presídio.
Mais tarde, na Avenida ACM, em frente ao Shopping Iguatemi, outra confusão foi registrada. Houve correria e o trânsito ficou bloqueado. Um garoto passou mal. (Assista no vídeo ao lado)
Tudo aconteceu após mais de três horas de protesto pacífico. Já era noite quando o clima ficou tenso no local. Manifestantes lançaram fogos de artifício sobre os policiais e a polícia também reagiu com bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. A situação se concentrou perto do Shopping Iguatemi, que fechou as portas por motivos de segurança. Um repórter do site Bahia Notícias acabou sendo detido pela Polícia Militar na Avenida ACM. Segundo a SSP, ocorreu um mal entendido e ele foi liberado da delegacia.
O repórter Egi Santana registrou em vídeo a confusão generalizada que se formou no local. Muitas pessoas corriam pela rua e o clima era de total tensão e medo. (Assista no vídeo ao lado)
Pouco depois das 19h, a tensão diminuiu na região do Iguatemi, o confronto foi cessado mas manifestantes e PMs continuaram no local.
Na Avenida Lucaia, Bonocô e Tancredo Neves a manifestação se manteve pacífica durante todo o tempo.
Depois da saírem da região do Iguatemi, um grupo se dirigiu à Avenida Paralela, onde atravessaram ônibus para bloquear o fluxo de veículos na altura do bairro do Imbuí. A polícia acompanhou toda a movimentação, que deixou o trânsito parado para quem tentava seguir em direção à região do aeroporto.
Prisões
Na Avenida Sete, dois jovens foram presos sob a supeita de arrombar uma loja de sapatos. Um deles disse que estava urinando na porta do estabelecimento, mas mesmo assim foi preso. Os dois foram levados para a 14ª Delegacia. Nada foi levado da loja.
Nos Barris, três jovens foram detidos com coquetel molotov ainda durante a tarde. Eles foram levados para a 7ª Delegacia. Segundo a polícia, um deles é menor de idade e é dono da mochila que estava com o "coquetel". Ele foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Já os outros dois jovens, de 21 e 22 anos, irão responder por incitar e corromper menor para cometer ato ilícito.
  •  
Manifestação no Vale do Canela, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)Manifestação no Vale do Canela, em Salvador (Foto: Egi Santana/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário