MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de junho de 2013

Em 12 dias, 25 bebês morrem em UTI de hospital público do Pará


Sindicato dos médicos atribui as mortes a infecção hospitalar e pede investigação do MP; Santa Casa diz que média é 'normal'


Carlos Mendes - Especial para o Estadão
BELÉM- O presidente do Sindicato dos Médicos do Pará, João Gouveia, pediu ontem ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF) que investiguem a denúncia de que 25 recém-nascidos morreram nos primeiros 12 dias deste mês na UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. A média chega a duas mortes por dia.
Segundo Gouveia, a principal causa das mortes seria o alto índice de infecção hospitalar no local que recebe grande demanda de grávidas, a maioria adolescentes, oriundas do interior do Estado. "A situação é muito grave, mas o pior é que já vínhamos alertando a direção da Santa Casa para esse problema, mas até agora nada foi feito", disse o médico.
Ele exibiu ao Estado a ata de uma assembleia geral dos médicos realizada no dia 17 de abril passado, que contou com a presença de pediatras e obstetras do hospital, onde as precárias condições de trabalho da categoria e o risco de morte por infecções foram debatidas. "Aguardamos as providências que não foram tomadas e agora deu nisso", lamentou.
O secretário de Saúde, Hélio Franco, convocou uma entrevista coletiva agora à tarde para esclarecer o caso. Para a direção da Santa Casa, o porcentual de duas mortes por dia estaria dentro da "normalidade", mas a causa não seria a infecção hospitalar, e sim o "baixo peso, a maioria abaixo de 1,2 quilo", dos recém-nascidos. A grande demanda de grávidas seria também um dos motivos da falta de melhor atendimento.
O governador Simão Jatene (PSDB) ainda não se manifestou. Em junho de 2011, seis meses depois de ele assumir o governo, morreram 63 bebês no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário