MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 8 de junho de 2013

Catarinenses participam de torneio mundial de profissões na Europa


WorldSkills Competition ocorre em Leipzig, na Alemanha, em julho.
Disputas são em Construção em Alvenaria e Marcenaria Estrutural.

Do G1 SC

Ariel irá disputar na ocupação de Construção em Alvenaria (Foto: Evande Silva/divulgação)Ariel irá disputar na ocupação de Construção em Alvenaria (Foto: Evande Silva/divulgação)
Dois estudantes de Santa Catarina foram confirmados nesta terça (28) na delegação brasileira que disputará o WorldSkills Competition, torneio de profissões que reúnem os melhores do mundo. Os jovens aguardavam a confirmação depois de terem passado por seletivas estadual, nacional e duas provas de índice, que exigiram deles resultados próximos à excelência. A competição será realizada entre os dias 2 e 7 de julho, em Leipzig, na Alemanha.
Estudantes do Senai, Ariel Bertoluci irá competir na ocupação de Construção em Alvenaria, enquanto Antônio da Cunha Junior vai disputar em Marcenaria Estrutural. Ambos vão tentar repetir o feito do joinvilense Natã Barbosa, que em 2011 foi o primeiro catarinense a conquistar medalha de ouro no WorldSkills, dentro da ocupação de Webdesign. Após a competição, Natã Barbosa foi convidado a participar de um projeto de inovação tecnológica baseado em Realidade Virtual 3D da WorldSkills Foundation, em Singapura. "Integrar uma equipe de profissionais de ponta, um grande aprendizado", afirma.
Para garantir seus lugares na delegação brasileira e alcançar bons resultados na competição mundial, os jovens têm treinado até 12 horas por dia, inclusive nos finais de semana. Mas, de acordo com Ariel, o esforço vale a pena. "Percebo que o mercado de trabalho reconhece os competidores, já que a disputa seleciona os melhores do país. Por isso, meu objetivo é ir para ganhar. Estou treinando muito para isso", diz o jovem de 18 anos, que fez o curso de aprendizagem industrial em Oficial de Edificações em Blumenau.
Antônio representará o Brasil em Marcenaria Estrutural (Foto: Evande Silva/divulgação)Antônio representará o Brasil em Marcenaria
Estrutural (Foto: Evande Silva/divulgação)
Depois de ver por anos o pai atuar em marcenaria, Antônio Júnior não teve dúvida de qual carreira queria seguir, e investiu em sua formação: fez dois cursos de aprendizagem industrial, um na área de Desenhista e outro de Prototipista. Depois de muito treino, conseguiu superar seus concorrentes e a marca de 85% de aproveitamento em uma prova de índice que utiliza os rígidos critérios do WorldSkills.
O diretor regional do Senai/SC, Sérgio Roberto Arruda, compara a contribuição do WorldSkills Competition e da Olimpíada do Conhecimento (fase nacional da competição) para a educação com a da Fórmula 1 para a indústria automobilística. "A Olimpíada do Conhecimento é um grande laboratório de práticas e metodologias pedagógicas que permite aprimorar o ensino, a educação e a qualidade da educação profissional de Santa Catarina e, por extensão, do Brasil".
Com os dois jovens, a instituição soma 14 pessoas que já participaram da disputa desde 2003. Os catarinenses já conseguiram uma medalha de prata, duas de bronze e três de excelência, além do ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário