MEDIÇÃO DE TERRA

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sábado, 8 de junho de 2013

Equipe da UFSC de protótipos off-road participa de mundial


Evento ocorre até o nove de junho em Rochester, Nova York.
Esta é a segunda vez que equipe participa; em 2009, ficaram em 8º lugar.

Luíza Fregapani Do G1 SC

Equipe com o carro construído para a competição 2013 (Foto: Divulgação/Baja Sae UFSC)Equipe com o carro construído para a competição 2013 (Foto: Divulgação/Baja Sae UFSC)
A equipe da UFSC de protótipos de carros off-road é uma das três brasileiras e uma das 100 equipes participantes da Baja SAE Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos. Participam da competição universitários que projetaram e construíram carros off-road, que serão testados por engenheiros da indústria automotiva. O evento ocorre até domingo (9).
Puma é um dos veículos mais velozes da maratona (Foto: UFSC Baja/Divulgação)Puma na competição classificatória para
o mundial, em SP (Foto: UFSC Baja/Divulgação)
Além dos estudantes de Santa Catarina, há outras duas equipes: Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais e FEI Baja, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana). As equipes ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após as instituições de ensino conquistarem, respectivamente, as três melhores colocações na 19ª Competição Baja Sae Brasil-Petrobrás, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP), com 68 equipes do País.
A equipe catarinense UFSC Puma compete nos EUA pela segunda vez. Em 2009, os estudantes conquistaram a 8ª colocação entre 118 participantes.
O carro desenvolvido possui caixa de transmissão com três velocidades sequenciais, para melhor aproveitamento da rotação do motor, pesa 170 kg e atinge velocidade máxima de 62 km/h. “A equipe pretende adquirir experiência em competições internacionais, para agregar conhecimento e novas tecnologias ao veículo atual”, comenta Fábio Barros Oliveira, estudante da 9ª fase do curso de Engenharia Mecânica. A equipe espera se classificar entre as cinco melhores. O Brasil já venceu quatro vezes esta competição: em 1998, com a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, com alunos da FEI.
Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.
A Equipe UFSC Baja existe desde 1997 e, é composta por estudantes de Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Produção Mecânica. Em 2011, a equipe da UFSC foi a campeã do Baja Regional Sul.

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